Nossa Diocese | Relíquias de Santa Teresinha

Relíquias de Santa Teresinha

No dia 09 de outubro, as relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face estarão na Diocese de Mogi das Cruzes (SP), para a veneração. Relíquias de primeiro grau, já que são fragmentos dos ossos da Padroeira das Missões, e popularmente conhecida como a ‘Santa das Rosas’.

A previsão da chegada da urna é às 8h, no Santuário Diocesano Sagrado Coração de Jesus, em Mogi das Cruzes. Às 9h, o bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini, preside a Santa Missa. Às 11h30, carreata com a urna em direção à Paróquia Nossa Senhora do Carmo, na região central de Mogi das Cruzes, para a missa, às 12h. No final do dia, às 18h, translado da urna com as relíquias para a Paróquia Santa Cruz, no bairro Ponte Grande, onde haverá missa, às 19h30 e 22h, e encerramento da visita.

É a quarta vez que as relíquias estão no Brasil, desta vez, em comemoração do Jubileu dos 150 anos de seu nascimento (02 de janeiro de 1873) e 100 anos da sua canonização, a ser celebrado no ano que vem. A peregrinação das relíquias de Santa Teresinha ao Brasil foi um pedido da Ordem dos Freis Carmelitas Descalços no Brasil a basílica de Santa Teresinha em Lisieux, na França.

Confira a programação abaixo, apenas no município de Mogi das Cruzes (SP):

Santuário Sagrado Coração de Jesus

Avenida Brás de Pina, 355 - Vila Vitória - Mogi das Cruzes/SP

Paróquia Nossa Senhora do Carmo

Rua Dr. Antonio Cândido Vieira, 620 - Centro - Mogi das Cruzes/SP

Tel: (11) 4799-3320 ou (11) 2378-5394 |whatsapp|

Paróquia Santa Cruz

Rua Cabo Diogo Oliver, 1509 - Ponte Grande - Mogi das Cruzes/SP

-----------------------------

VISITA DAS RELÍQUIAS DE SANTA TEREZINHA DO MENINO JESUS À CIDADE DE MOGI DAS CRUZES

A comunidade católica de Mogi das Cruzes e região vive a expectativa da chegada da urna com as relíquias de Santa Terezinha do Menino Jesus que estarão visitando algumas paróquias da cidade de Mogi das Cruzes dia 09 de outubro, quarta-feira próxima.

Quem foi Santa Terezinha do Menino Jesus?

Santa Teresinha nasceu em Alençon, na França, no dia 2 de janeiro de 1873. Seus pais, Luis e Zélia, agora santos, tiveram oito filhos, antes da caçula Teresinha. Quatro de seus irmãos morreram com pouca idade, e ela perdeu a mãe quando tinha apenas quatros anos, vítima de câncer.

As irmãs se tornaram freiras (Maria, Paulina, Leônia e Celina), e Teresinha também sentiu forte desejo de abraçar a vida religiosa, e com apenas 15 anos obteve a autorização do Papa Leão XIII para entrar no mosteiro das carmelitas, em Lisieux.

Aos 10 anos, ela fez uma experiência forte com Nossa Senhora, o que mudou completamente a sua vida. Encontrava-se doente e acamada quando viu a imagem de Nossa Senhora como nunca havia visto antes. A alegria tomou conta de seu ser. Após essa visão, Santa Teresinha disse: “A Santíssima Virgem sorriu para mim, foi por causa das orações que eu tive a graça do sorriso da Rainha do Céu” (“História de uma alma”).

No Natal de 1883, aos 13 anos, teve uma experiência com o Menino Jesus que transformou sua vida no âmbito espiritual, e adotou o nome de Teresinha do Menino Jesus.

O seu lema de vida, a partir do momento que entrou no carmelo, foi rezar pela conversão dos pecadores e por todos os sacerdotes. Porém, trazia em seu coração o grande desejo de ser missionária e anunciar aos quatro cantos do mundo a boa nova do Evangelho. Até que entendeu que deveria rezar no carmelo pela missão de toda a Igreja, devido à impossibilidade de sair em missão. Logo após a sua morte, o Papa Pio XI a declarou Padroeira das Missões.

As carmelitas de hoje seguem o mesmo carisma de Santa Teresinha do Menino Jesus e, no mosteiro, rezam pela conversão dos pecadores e por toda a Igreja. Elas rezam e trabalham pela salvação das almas. Elas são madrinhas de oração dos sacerdotes, religiosos e seminaristas, intercedem junto a Deus por todas as vocações.

Santa Teresinha faleceu no dia 30 de setembro de 1897, aos 24 anos de idade, de tuberculose e suas últimas palavras foram: “Oh, Amo-O. Deus meu… amo-Vos!”. Após sua morte, foram publicados os inúmeros escritos deixados por ela que se tornaram conhecidos mundialmente. Dessa forma, cumpriu-se o seu desejo de que se espalhe pelo mundo chuva de rosas, de milagres e graças por todo o mundo. Sua beatificação aconteceu em 1923, sendo canonizada pelo Papa Pio XI, em 1925, que a chamava de “uma palavra de Deus”. O Papa João Paulo II a proclamou doutora da Igreja, no dia 19 de outubro de 1997.

O que são as relíquias de Santa Terezinha do Menino Jesus?

As relíquias, são fragmentos dos ossos da Padroeira das Missões, a ‘Santa das Rosas’, que estão conservadas numa urna especial, lacrada e que originalmente fica no Santuário de Santa Terezinha do Menino Jesus em Lisieux na França.

Qual será a programação da visita?

8h – Chegada da Urna no Santuário Diocesano Sagrado Coração de Jesus

9h – Santa Missa presidida pelo bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini

11h30 – Carreata levando a Urna com as relíquias até a Paróquia Nossa Senhora do Carmo no centro de Mogi das Cruzes

12h – Santa Missa

18h – Translado da urna com as relíquias para a Paróquia Santa Cruz na Ponte Grande

19h30 e 22h – Santas Missas na Paróquia Santa Cruz Ponte Grande e encerramento da visita.

Mons. Antônio Robson Gonçalves

Vigário Geral