Home

Nossa Diocese | Assembleia Diocesana 2025

Assembleia diocesana – 01 de março de 2025

 

No decorrer de sua história, a Diocese de Mogi das Cruzes sempre valorizou os espaços colegiados de reflexão, decisão e encaminhamentos. As Assembleias Diocesanas de Pastoral são uma expressão deste espírito colegiado. O pano de fundo das Assembleias são as Diretrizes da Ação Evangelizadora da CNBB em torno das quais norteiam as nossas ações pastorais.

 

As Assembleias anuais marcam a caminhada histórica da nossa diocese que busca contemplar tanto os anseios do povo de nossas paróquias, quanto as orientações do Magistério da Igreja, em especial os documentos do Papa Francisco.

 

A Assembleia Diocesana de Pastoral, tem um perfil sinodal, o de caminhar juntos, Bispo, padres, Diáconos Transitórios e Permanentes, homens e mulheres, irmãos e irmãs, ungidos com o dom do sonho e da esperança que brota da ação do Espírito Santo.

 

A ação da Igreja visa evangelizar as áreas urbanas e periféricas, tendo como destinatários os jovens, a família, os casais unidos em matrimônio, divorciados, separados, viúvos, e sobretudo os pequenos, os mais necessitados, os marginalizados, para poder, por nossa vez, ungir tantos outros irmãos com uma evangelização operosa, viva e eficaz.

 

De geração em geração, a Igreja colabora na construção do Reino, mas as estatísticas nos dizem que a fé cristã não é mais transmitida como herança de uma geração para outra, pois, vivemos numa sociedade secularizada, como se Deus não existisse, por isso precisa não se deixar sufocar e esmagar pelas vozes do mundo ou do mundanismo, mas sermos capazes de encontrar espaços para inflamar o coração do povo e discernir os caminhos do Espírito.

 

É com esta disposição de dócil escuta da voz do Espírito que nos congregamos aqui vindo de todas as paróquias, como representantes que voltando em suas paróquias, andando de comunidade em comunidade, ajudarão a refletir sobre temas que aqui serão apresentados, o Jubileu do Ano Santo e a CF "Fraternidade e Ecologia Integral". 

 

Precisamos fortalecer o trabalho das Pastorais, tendo em vista sobretudo o grito da Juventude e a Instituição Familiar, duas prioridades escolhidas pelo Colegiado de pastoral e esperar a divulgação das novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da CNBB, que serão aprovadas na 62ª Assembleia Geral em maio de 2025.

 

Peregrinos de Esperança, valorizemos o Ano Santo que nos colocará diante da necessidade de uma sincera conversão. Valorizemos o respeito pela Criação, machucada e explorada.

 

Esse novo encontro eclesial seja capaz de ampliar horizontes, dilatar os corações e transformar nossas vidas.

 

 

Pe. Carmine Mosca