Nossa Diocese | Celebrações do Tríduo Pascal tem início na quinta-feira, dia 02

Celebrações do Tríduo Pascal tem início na quinta-feira, dia 02

No dia 02 de abril, Quinta-feira Santa iniciam as celebrações do Tríduo Pascal: a Paixão, a morte e a Ressurreição de Jesus Cristo. Pela manhã, às 9h, é celebrada a Missa Crismal (do Crisma) ou dos Santos Óleos, presidida pelo bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini e concelebrada pelo clero da Diocese de Mogi das Cruzes, que neste ano será na Igreja Matriz da Paróquia Santos Apóstolos, no bairro Vila Virgínia, em Itaquaquecetuba

Durante a Missa Crismal, há a consagração do óleo do Crisma e a benção dos óleos dos Catecúmenos (utilizados no Batismo) e dos Enfermos. Ainda, os presbíteros renovam as promessas sacerdotais, os votos perante a Igreja e o compromisso com Deus e a sociedade.

Também na Quinta-Feira Santa é celebrada a Ceia do Senhor (Lava-pés), que recorda a última ceia de Cristo com os apóstolos antes da crucificação, a instituição da Eucaristia e do Sacramento da Ordem, presente na ação do serviço (o lavar os pés é um símbolo de estar a serviço). O bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini, irá presidir às 19h30, na Comunidade São Francisco de Assis, da Quase Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Poá.

No dia 03 de abril, Sexta-Feira da Paixão de Cristo, dia de Jejum e abstinência, é a única data do ano em que não há missas na Igreja Católica, e sim, a Celebração da Paixão do Senhor e Adoração da Cruz, às 15h, na Catedral Diocesana Sant’Ana, com Dom Pedro Luiz Stringhini. Às 19h, o bispo diocesano participa da Procissão do Senhor Morto, que sai da paróquia Nossa Senhora do Carmo, localizada à Rua Dr. Antônio Cândido Vieira, 620, centro de Mogi das Cruzes, em direção à Catedral Diocesana.

No Sábado Santo, dia 04 de abril, a Missa da Vigília Pascal (Celebração da Luz e Renovação das Promessas Batismais), presidida por Dom Pedro Luiz Stringhini é às 20h, na Catedral Sant’Ana. É a celebração mais importante do calendário litúrgico da Igreja Católica.

No domingo da Páscoa da Ressurreição do Senhor, dia 05, o bispo diocesano celebra às 10h, na Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Itaquaquecetuba, com o Sacramento da Confirmação (Crisma) e às 19h30, na Catedral Sant’Ana.

Agenda do bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini:

02/04 (quinta-feira) – Missa Crismal: 10h – Igreja Matriz da Paróquia Santos Apóstolos, em Itaquaquecetuba

02/04 (quinta-feira) – Missa da Ceia do Senhor (Lava-pés): 19h30 – Comunidade São Francisco de Assis, da Quase Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Poá.

03/04 (sexta-feira) – Paixão do Senhor: 15h – Catedral Diocesana, em Mogi das Cruzes

03/04 (sexta-feira) – Procissão do Senhor Morto: 19h – Saída da Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Mogi das Cruzes

04/04 (sábado) – Vigília Pascal: 20h – Catedral Diocesana, em Mogi das Cruzes

05/04 (domingo) – Ressurreição do Senhor: 10h – Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Itaquaquecetuba