Nossa Diocese | Festa do Divino Espírito Santo, em Mogi das Cruzes, acontece entre os dias 14 a 24 de maio

Em 2015, a Festa do Divino Espírito Santo, em Mogi das Cruzes, acontece entre os dias 14 a 24 de maio, com o tema “Família: fonte de amor e santidade”.

A abertura é realizada na Praça Coronel Benedito de Almeida, s/n, em frente à Catedral Sant’Ana, às 18h, onde o Império do Divino é abençoado pelo bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini, e ainda, acontece o hasteamento da bandeira e levantamento do mastro. Antes, às 16h, os devotos se concentram na Rua Jair Salvarini, 376, na Vila Oliveira, em frente a casa dos festeiros, de onde seguem de ônibus até a Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes. E da Prefeitura Municipal, com bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini, e o prefeito de Mogi das Cruzes, Marco Aurélio Bertaiolli, continuam o trajeto a pé até a Praça Coronel Benedito de Almeida.

Neste ano, os festeiros são Célio Roberto Cunha Mello e a esposa, Maria Isabel da Silva Mello, e os capitães de mastro, o casal Marcelo e Sueli Braz. O Pe. Thiago Cosmo da Silva é o assessor eclesiástico da Festa do Divino Espírito Santo.

Novena Preparatória

A novena preparatória é entre os dias 15 a 23 de maio, com as celebrações eucarísticas às 19h30, na Catedral Sant’Ana. A missa de abertura, dia 15, será presidida pelo bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini.

No sábado, 16, o presidente da celebração é o bispo emérito de Campo Limpo, Dom Emílio Pignoli, que foi o segundo bispo da Diocese de Mogi das Cruzes.

O bispo emérito da Diocese de Mogi das Cruzes, Dom Paulo Mascarenhas Roxo, Opraem, celebra no domingo, dia 17.

As outras missas da novena serão presididas pelos sacerdotes da diocese (programação completa abaixo).

Alvorada

A alvorada começa no sábado, dia 16. A procissão pelas ruas centrais de Mogi das Cruzes sai do Império do Divino Espírito Santo, na Praça Coronel Benedito de Almeida, sempre às 5h, entre os dias 16 a 24 de maio.

Na segunda-feira, dia 18, a procissão segue até o Cemitério São Salvador, localizado à Praça Antônio Nogueira, 101, bairro Centro, para a celebração da Santa Missa presidida pelo bispo diocesano.

Todos os dias, após a procissão, acontece o tradicional Café da Alvorada, que é servido no salão paroquial da Catedral Sant’Ana.

Missas Campais

Nos sábados, 16 e 23, às 15h, serão celebradas missas campais no espaço da quermesse, no Centro Municipal Integrado Deputado Maurício Najar (CMI). No primeiro sábado da festa, dia 16, a celebração eucarística será presidida pelo Pe. Wally Soares da Silva, responsável pela Área Pastoral São Judas Tadeu. No dia 23, é o bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini, quem irá celebrar a Santa Missa.

Pentecostes e encerramento da Festa

E para celebrar o Pentecostes, dia da descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e encerrar a Festa do Divino Espírito Santo, no domingo, dia 24 de maio, a procissão sai às 16h30, e em seguida, a Santa Missa presidida pelo bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini, na Catedral Sant’Ana.

Após a Santa Missa, acontece a cerimônia de incineração dos pedidos que foram depositados nas urnas do Império.

Quermesse e Entrada dos Palmitos

A tradicional quermesse acontece entre os dias 14 a 24 de maio, no Centro Municipal Integrado Deputado Maurício Najar (CMI). Sábados e domingos, a partir das 14h30 e dias da semana, a partir das 18h30.

A folclórica Entrada dos Palmitos é no sábado, dia 23. A concentração é na Rua Ricardo Vilela, na altura do nº 1200, e a saída do cortejo é às 8h30.

Programação Novena Preparatória – 19h30 – Catedral Sant’Ana

15/05 – Dom Pedro Luiz Stringhini, bispo de Mogi das Cruzes;

16/05 – Dom Emilio Pignoli, bispo emérito de Campo Limpo;

17/05 – Dom Paulo Mascarenhas Roxo, Opraem, bispo emérito de Mogi das Cruzes;

18/05 – Pe. Antonio Carlos Fernandes, pároco da Paróquia Cristo Rei - Mogi das Cruzes;

19/05 – Pe. João Batista Ramos Motta, chanceler do Bispado e pároco da Paróquia Santo Antonio - Mogi das Cruzes;

20/05 – Pe. Alessandro Campos, responsável pela Capela Santa Rita - Mogi das Cruzes;

21/05 – Pe. Dorival Aparecido de Moraes, reitor do Santuário Diocesano Sagrado Coração de Jesus - Mogi das Cruzes;

22/05 – Pe. Thiago Cosmo da Silva, reitor do Seminário Menor Diocesano São João XXIII e vigário da Paróquia São João Batista - Mogi das Cruzes;

23/05 – Pe. Antônio Robson Gonçalves, MSJ, vigário geral da Diocese de Mogi das Cruzes e pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima - Mogi das Cruzes

Missas no CMI – 15h

16/05 – Pe. Wally Soares Silva, responsável da Área Pastoral São Judas Tadeu - Suzano

23/05 – Dom Pedro Luiz Stringhini, bispo de Mogi das Cruzes