Nossa Diocese | Apresentação sobre a carta do Papa Francisco, “Laudato si”

Apresentação sobre a carta do Papa Francisco, “Laudato si”

Encíclica que trata sobre o meio ambiente foi divulgada no dia 18 de junho

No sábado, dia 11, às 9h, o bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini, faz a apresentação oficial para a Diocese De Mogi das Cruzes da Encíclica “Laudato Si, sobre o cuidado da casa comum”, do Papa Francisco. A palestra será na Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, localizada à Avenida Vereador Narciso Yague Guimarães, 381 – Centro Cívico – Mogi das Cruzes/SP.

Encíclica é uma carta, uma circular que o Papa envia a todos os bispos do mundo católico, sobre um determinado assunto que deseja a atenção e com uma orientação. “Laudato si” (Louvado Seja) é última carta do Papa Francisco e foi divulgada oficialmente no dia 18 de junho, e mostra a preocupação do Sumo Pontífice com o meio ambiente, que é um dom de Deus, é a casa do ser humano, e deve ser cuidada com zelo. O nome foi inspirado no “Cântico das Criaturas”, de São Francisco de Assis, santo conhecido mundialmente pelo amor aos animais e a natureza.

“Laudato si” faz um diagnóstico minucioso dos males do planeta: poluição, mudanças climáticas, desaparecimento da biodiversidade, débito ecológico entre o Norte e o Sul do mundo, antropocentrismo, predomínio da tecnocracia e da finança que leva a salvar os bancos em detrimento da população, propriedade privada não subordinada ao destino universal dos bens. “Sobre tudo isto parece prevalecer uma cultura do descartável, usa e deixa fora, algo que leva a explorar as crianças, a abandonar os idosos, a reduzir os outros à escravidão, a praticar o comércio dos diamantes de sangue. É a mesma lógica de muitas máfias”, escreve o Sumo Pontífice. Também, pede o investimento na formação para uma ecologia integral, e que o cuidado começa em nós, está em pequenos gestos, como por exemplo, não desperdiçar água e alimento, e agasalhar-se mais antes de ligar o aquecedor, entre outros.

A apresentação da Encíclica faz parte do cronograma da Pastoral da Ecologia e Meio Ambiente da Diocese de Mogi Das Cruzes.

Texto integral da Encíclica "Laudato si, o cuidado da casa comum": http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/encyclicals/documents/papa-francesco_20150524_enciclica-laudato-si.html

Câmara Municipal de Mogi das Cruzes