No dia 27 de setembro, às 10h, a Santa Missa na Paróquia Nossa Senhora Aparecida e São Roque, em Mogi das Cruzes será presidida pelo sacerdote Pe. Wilson Czaia, que é surdo e é integrante da Pastoral do Surdo Nacional. Todos os domingos, na celebração da manhã, a Pastoral do Surdo da Diocese de Mogi das Cruzes já participa na Paróquia com intérpretes de sinais.
O Frei Clayton dos Santos, OSST, vigário paroquial da Paróquia São Francisco de Assis, em Suzano, é o responsável pela Pastoral do Surdo na Diocese e explica o trabalho: “A Pastoral do Surdo é formada por surdos de diferentes faixas etárias, por famílias constituídas, jovens e idosos, aberta a todos. Junto à comunidade de surdos, estão sacerdotes e religiosas, ouvintes e intérpretes dedicados à evangelização, à catequese e às celebrações litúrgicas. Além da dimensão comunitária cristã. Diversas atividades são realizadas sempre em busca do crescimento, da inclusão e do bem-estar dos surdos. Buscam-se caminhos alternativos e acima de tudo a transmissão da mensagem e do anúncio de Jesus Cristo, e a doutrina da Igreja. A Pastoral do Surdo tem um plano de ação evangelizadora, catequética, como qualquer pastoral, são realizados encontros de formação de catequistas surdos, encontro de jovens surdos, de casais surdos, de terceira idade, cursos de noivos, encontro nacionais e regionais dos surdos e encontro nacionais dos intérpretes e o Encontro Nacional da Pastoral do Surdo, em Aparecida.”.
O Pe. Wilson Czaia pertence a Arquidiocese de Curitiba e vem especialmente para esta celebração. Após a Santa Missa, o sacerdote ainda participa de um encontro com os interessados em partilhar sobre o trabalho da pastoral e a sua experiência nesta caminhada.
Paróquia Nossa Senhora Aparecida e São Roque
Rua Pe. Álvaro Quiñones Zuñiga, 104 – Brás Cubas – Mogi das Cruzes/SP
Frei Clayton dos Santos, OSST
(11) 4751 1325 / 4751 7473 / 97520 3206
GALERIA DE FOTOS