Há dezesseis anos, este é o lema que convoca toda a Diocese de Mogi das Cruzes a se unir, num domingo, pelas vocações. Isso porque todos os anos, no terceiro domingo de setembro, acontece a Festa do Seminário Diocesano Sagrado Coração de Jesus. Um dia de oração, gratidão e confraternização, que tem como objetivo ajudar na manutenção das casas formativas de nossa diocese e promover os diversos carismas presentes em nossa Igreja particular.
A Festa do Seminário é, primeiramente, um dia de oração pelas vocações. Isso significa continuar fazendo aquilo que o Senhor nos ensinou: “Pedi, pois, ao Senhor da messe que envie operários para sua colheita” (Lc 10,2), pois o Senhor nos chama, mas há muitas pessoas que colaboram com a nossa resposta através da oração e sacrifício. Nesse sentido, a Festa do Seminário é ocasião para que todos nós, reunidos como família de Deus, elevemos a Ele a nossa prece de agradecimento por continuar suscitando servidores para a Sua Igreja.
Sendo assim, é também ocasião de gratidão a tantas pessoas que colaboram direta e indiretamente com a nossa formação, pois a Festa do Seminário favorece o encontro dos diversos “amigos do seminário” que ao longo do ano realizam inúmeras ações em prol de nossas casas de formação, a começar pelos casais da Sociedade Amigos do Seminário – SAS – que não medem esforços para que a Festa do Seminário aconteça da melhor forma possível, mas também todas as outras pessoas que colaboram com a aquisição da rifa, participam dos nossos eventos e que se organizam para nesse dia estarem conosco em nossa casa.
A Festa do Seminário é festa de confraternização, porque faz com que as paróquias de nossa diocese se encontrem e façam dela um verdadeiro espaço de comunhão. Muitas são as paróquias e movimentos que trabalham para favorecer esse espírito de confraternização e evangelização, a exemplo da primeira comunidade cristã que “era um só coração e uma só alma” (At 4,32). Também, esse espírito nos permite realizar a “cultura do encontro” como nos lembra sempre o Papa Francisco, pois o “encontro e o acolhimento de todos, a solidariedade e a fraternidade são os elementos que tornam a nossa civilização verdadeiramente humana” (Santa Missa na Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro durante a XXVIII JMJ).
Dessa forma, unimo-nos como protagonistas na promoção vocacional de nossa diocese e colaboramos na formação dos futuros presbíteros para que sejam “pastores conforme o coração do Senhor” (Jr 3,15) e no futuro sejam verdadeiros pastores no serviço ao povo de Deus. Eis, portanto, o resultado da união da diocese em prol das vocações na “Festa do Seminário”: “ajudar a formar autênticos pastores, que saibam amar e cuidar do rebanho do Senhor e sejam verdadeiros anunciadores da alegria do Evangelho’”.
Victor Almeida Moreira da Silva
Seminarista 2º ano de Teologia