Home

Nossa Diocese | Jubileu Extraordinário da Misericórdia na Diocese

Jubileu Extraordinário da Misericórdia na Diocese

No dia 13 de dezembro, a Diocese de Mogi das Cruzes fará a abertura da Porta Santa da Catedral Sant’Ana, como parte da celebração do Jubileu Extraordinário da Misericórdia. Os fiéis irão se concentrar no Largo do Rosário (Praça da Marisa), a partir das 14h30, e em seguida, às 15h, saem procissão em direção à Catedral Diocesana para a celebração da abertura da Porta Santa e missa presidida pelo bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini.

 

O Jubileu Extraordinário da Misericórdia, o Ano Santo, tem o lema “Misericordiosos como o Pai” (Lc 6,36) e foi anunciado pelo Papa Francisco no dia 13 de março de 2015 e em 11 de abril, publicou a Bula de proclamação  Misericordiae Vultus. O início ficou marcado para o dia 08 de dezembro deste ano, na Solenidade da Imaculada Conceição, com a abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro, em Roma, e encerramento no dia 20 de novembro de 2016, na Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo. No entanto, o Sumo Pontífice já fez a abertura da “Porta Santa” no país República Centro-Africana no dia 29 de novembro, em viagem apostólica à África. 

 

Na Igreja Católica, em geral a cada 25 anos é proclamado um Jubileu para celebrar algo em especial, mas é possível que o Papa proclame um Jubileu Extraordinário, como o fez agora, que promulgou o próximo ano como santo para que seja “o tempo favorável, o dia da salvação” (2 Cor 6,2). “Há momentos em que somos chamados, de maneira ainda mais intensa, a fixar o olhar na misericórdia, para nos tornarmos nós mesmos sinal eficaz do agir do Pai. Foi por isso que proclamei um Jubileu Extraordinário da Misericórdia como tempo favorável para a Igreja, a fim de se tornar mais forte e eficaz o testemunho dos crentes”, escreveu o Santo Padre na Bula.

 

Ainda, durante os anos jubilares, são abertas as “Portas Santas”, que é na tradição cristã o próprio Cristo. “Eu sou a porta; quem entra por mim será salvo. Entrará e sairá, e encontrará pastagem” (Jo 10,9). Na Diocese de Mogi das Cruzes, além da Catedral Diocesana, os Santuários Cristo Amor Misericordioso no bairro Jardim Santa Teresa (Porta Santa aberta no dia 08 de dezembro), e Senhor Bom Jesus – Igreja São Benedito (ainda não ocorreu a abertura da Porta Santa), na região central de Mogi das Cruzes, foram declaradas Igrejas jubilares e assim, terão a Porta Santa e serão locais de peregrinação.

 

 

A peregrinação também é um pedido dos Anos Santos, por isso, os fiéis católicos para viverem a experiência mística deste período devem se deslocar até uma Igreja Jubilar, é um ícone do caminho que cada pessoa realiza na sua existência. “A vida é uma peregrinação e o ser humano é viator, um peregrino que percorre uma estrada até à meta anelada. Também para chegar à Porta Santa, tanto em Roma como em cada um dos outros lugares, cada pessoa deverá fazer, segundo as próprias forças, uma peregrinação. Esta será sinal de que a própria misericórdia é uma meta a alcançar que exige empenho e sacrifício. Por isso, a peregrinação há de servir de estímulo à conversão: ao atravessar a Porta Santa, deixar-nos-emos abraçar pela misericórdia de Deus e comprometer-nos-emos a ser misericordiosos com os outros como o Pai o é conosco”, reforçou Papa Francisco.

 

Durante o Jubileu, os fiéis podem receber as indulgências, assim neste período de um ano, ao passar pela Porta Santa nas igrejas jubilares, as pessoas deverão realizar as condições habituais para a concessão de indulgências: a profissão de fé e a oração pelo Papa e pelas suas intenções, ainda a confissão sacramental e a comunhão eucarística. De acordo com o Catecismo da Igreja Católica (CIC): “A indulgência é a remissão, perante Deus, da pena temporal devida aos pecados cuja culpa já foi apagada; remissão que o fiel devidamente disposto obtém em certas e determinadas condições pela ação da Igreja que, enquanto dispensadora da redenção, distribui e aplica, por sua autoridade, o tesouro das satisfações de Cristo e dos Santos. Em geral, a obtenção das Indulgências exige determinadas condições e o cumprimento de certas obras”.

 

O Santo Padre estendeu às indulgências a dois casos, que de uma forma ou de outra, estão impossibilitados de peregrinar até uma Porta Santa: aos doentes e idosos, e aos presos. O Papa Francisco concedeu as indulgências jubilares desde que vivam este momento de sofrimento “com fé e esperança jubilosa, recebendo a comunhão ou participando na santa Missa e na oração comunitária, inclusive através dos meios de comunicação”, e aos presos, também, todas as vezes que passarem pela porta da cela, dirigindo o pensamento e a oração ao Pai, este gesto deve significar para eles a passagem pela Porta Santa, e estar arrependidos dos crimes cometidos. 

 

 

Catedral Sant'Ana

Praça Coronel Benedito Almeida, s/nº - Centro - Mogi das Cruzes/SP.

Tel: (11) 4799 3239

 

Santuário Cristo Amor Misericordioso

Rua Fernando Namura, 20 – Jardim Santa Teresa – Mogi das Cruzes/SP

Tel: (11) 4727 1856

 

Santuário Senhor Bom Jesus

Rua Dr. Ricardo Vilela, s/nº. - Centro - Mogi das Cruzes/SP

Tel: (11) 4799-9417

GALERIA DE FOTOS