Aos Reverendíssimos Senhores Padres e Diáconos,
Distintas Autoridades Civis e Militares
Ilustríssimos Senhores Agentes de Pastoral, Movimentos e Associações,
Caríssimos Seminaristas, Religiosos e Religiosas, Membros de Novas Comunidades e Associações de Fiéis e ao Povo de Deus em Geral
CARTA – CONVITE
Certamente já é do conhecimento de todos que nosso Bispo Diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini, completará seu 15º aniversário de ordenação episcopal no próximo dia 10 de março.
No ano passado, nesta ocasião, recordei o que o Cerimonial dos Bispos, em seu número 1167, prescreve: “Todos os anos, na igreja catedral e nas outras igrejas e comunidades da diocese comemorar-se-á o aniversário da ordenação do Bispo, com a “Missa pelo Bispo...”
Embora toda repetição pareça desnecessária; é sempre válido lembrar que esta prescrição do Cerimonial dos Bispos faz entender que isto se dá pelo fato de que a Diocese é a porção do Povo de Deus, que se confia a um Bispo, para a apascentar com a colaboração do presbitério, de tal modo que, unida ao seu pastor e congregada por ele no Espírito Santo por meio do Evangelho e da Eucaristia, constitui uma Igreja particular, na qual está realmente e atua a Igreja de Cristo, una, santa, católica e apostólica”. Mais ainda: nela está presente Cristo, por cujo poder a Igreja se unifica. Com razão diz Santo Inácio: “Aonde comparecer o Bispo, aí se deve juntar a multidão, tal como, onde estiver Jesus Cristo, aí está a Igreja católica”;
Sendo assim, venho por meio desta, convidar pessoalmente, a cada presbítero, diácono, religioso, religiosa, seminarista, membro de associações, movimentos e pastorais e aos fiéis católicos de um modo geral para participarem da Missa em Ação de Graças pelo 15º aniversário de Ordenação Episcopal do Exmo. e Rev.mo. Sr. Dom Pedro Luiz Stringhini, nosso Bispo Diocesano, a realizar-se no dia 10 de março às 19h30m na Catedral Diocesana de Mogi das Cruzes.
A presença de cada um é de suma importância. Será a manifestação e um grande testemunho de Comunhão e Unidade da Igreja Diocesana de Mogi das Cruzes, sobretudo neste ano em que celebramos o Jubileu Extraordinário da Misericórdia.
No Bispo, assistido pelos presbíteros, está presente, no meio dos que crêem, o próprio Senhor Jesus Cristo, o Supremo Pontífice. É por essa razão que a comunhão hierárquica e afetiva para com o Bispo Diocesano são os elementos que dão ao exercício do ministério dos presbíteros e diáconos a devida legítimidade. Como já recordei em carta anterior; a comunhão é a espinha dorsal da Igreja e os elementos ao redor dos quais se constrói esta comunhão são por conseguinte: o Bispo com seu presbitério, o Evangelho e a Eucaristia. (cfr. C.D. nº 15; SC nº 41 e Cânon 387).
Desta forma, solicito aos senhores Párocos e Administradores Paroquiais que, se julgarem oportuno, leiam ou façam ler a presente carta-convite nas celebrações deste 4º Domingo da Quaresma nas Igrejas e Capelas das Paróquias e Comunidades da Diocese dando ciência a todos os presentes do teor da mesma.
Solicito ainda que motivem a todos a rezarem, sempre, mas de uma forma especial nesta ocasião, por nosso Bispo Diocesano, podendo-se utilizar das formas existentes no próprio Missal Romano. (Observando as determinações litúrgicas próprias deste tempo da quaresma).
Certo de contar com a presença e colaboração de todos, subscrevo-me.
Em Cristo,
Pe. Antônio Robson Gonçalves, MSJ
Vigário Geral
Mogi das Cruzes, 03 de março de 2016.
p.s.: Aos concelebrantes recordamos que os paramentos serão de cor roxa.