Aos Padres, Diáconos, Religiosos e Religiosas, Seminaristas, Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão, Agentes de Pastorais, Movimentos e Associações e aos demais Fiéis Católicos nesta Diocese de Mogi das Cruzes.
CARTA CIRCULAR A RESPEITO DO VIRUS A/H1N1
S. E. R. Dom Pedro Luiz Stringhini, nosso Bispo Diocesano, atento às notícias veiculadas na imprensa e sabedor de que em nossa região há notificações por parte das autoridades sanitárias da ocorrência de suspeitas e mesmo de alguns casos confirmados de pessoas infectadas pelo vírus influenza A/H1N1, encarregou-me de em seu nome, redigir a presente circular no intuito de orientar nossos fiéis para que tomem todas as cautelas necessárias para que se contenha a proliferação do vírus e minimizar os riscos de contágio.
Desta forma, recordo a todos, que prevalecem aquelas recomendações das autoridades sanitárias, válidas para quaisquer circunstâncias em que há risco de contágio de doenças, ou seja: evitar o contato direto, ou seja, sem a devida proteção, com as pessoas que estejam infectadas, lavar bem as mãos depois do contato físico e evitar aglomerações em locais com pouca ventilação.
Evitando o alarmismo e o pânico, o senhor Bispo Diocesano ACONSELHA que na medida do possível se adotem medidas preventivas, tais como: evitar, sempre que possível, o abraço da Paz nas celebrações eucarísticas; evitar o gesto de rezar o Pai Nosso e outras orações de mãos dadas e que os fiéis sejam orientados a receber a comunhão eucarística somente sob a forma do Pão e apenas nas mãos.
Estas recomendações ou atitudes são aconselhadas pelo Sr. Bispo e não significam uma determinação normativa, sendo assim, não estão supressas as determinações e rubricas dos livros litúrgicos que garantem o direito dos fiéis de receberem a comunhão na boca, se assim o desejarem. (“... todo fiel tem sempre direito de escolher se deseja receber a sagrada comunhão na boca ou na mão” – Instrução Redemptoris Sacramentum, número 92).
Saudações de paz no Cristo Senhor, no desejo de que todos possam haurir de frutuosas e abençoadas celebrações neste jubiloso tempo pascal. Que o Senhor nos conceda a todos a graça de sua bênção, com muita saúde e alegria.
Do irmão em Cristo,
Pe. Antônio Robson Gonçalves
Vigário Geral
Mogi das Cruzes, 11 de abril de 2016.