Nossa Diocese | Nota de falecimento

Nota de falecimento

Informamos que hoje, 27 de abril de 2016, faleceu o Revdo. Pe. José Carlos Velasco, 51 anos, presbítero incardinado na Diocese de Mogi das Cruzes desde 2009. Antes presbítero da Congregação Camaldolense da Ordem de São Bento, foi iconógrafo e sua vida sacerdotal foi vivida na contemplação.

O velório acontecerá na Igreja Maria, Mãe do Divino Amor, situada a Rua Antonio Fernandes, 90, no bairrro da Vila Ressaca, em Mogi das Cruzes, amanhã, dia 28, a partir das 7h.

A missa exequial é amanhã, dia 28, às 8h30, na Igreja Maria, Mãe do Divino Amor. O enterro esta previsto para às 10h no Cemitério São Salvador, em Mogi das Cruzes.

Unimos em oração pelo conforto de seus familiares.

-------------

Padre José Carlos Velasco (Dom José) é natural da cidade de Bauru, no Estado de São Paulo. Nasceu no dia 14 de setembro de 1964, filho de Dona Maria e Sr. Benedito.

Iniciou seus estudos de desenho e pintura com a mestra Ir. Maria Clara, das monjas Concepcionistas.

Chegou em Mogi das Cruzes no ano de 1992, onde ingressou no Mosteiro da Transfiguração, dos monges Beneditinos Camaldolenses, foram três anos de formação monástica. Após professar os primeiros votos monásticos, foi enviado para o Mosteiro Camaldolenses (São Romualdo), em Arezzo, na Itália, onde deu continuidade aos estudos religiosos. Em Roma, seguiu com a formação e iniciou os estudos acadêmicos na Universidade de Santo Anselmo, onde estudou Filosofia e Teologia. Em Trento, ainda na Itália, se formou em arte bizantina pela escola Andre Rublev, tendo estudado com grandes mestres da arte bizantina (como mestres Fábio Nones, Andrey Davidov e monja eremita Madre Júnia, do mosteiro de Uspenksi).

Foi ordenado sacerdote no Mosteiro da Transfiguração no dia 12 de dezembro de 1999, por imposição das mãos de Dom Paulo Mascarenhas Roxo, Opraem (nosso bispo emérito).

Pediu licença de exclaustração da Comunidade Monástica Beneditina Camaldolenses e foi incardinado em nossa Diocese de Mogi das Cruzes em 24 de dezembro de 2009, sendo acolhido por Dom Airton José dos Santos (atual arcebispo metropolitano de Campinas).

Foi o 1º a introduzir a arte da iconografia em Mogi das Cruzes e região, possui obras em várias Igrejas do Brasil e do exterior, como no mosteiro de Santo Antonio Abade e São Gregório al Celio, em Roma. No Brasil, as obras estão nas Igrejas Nossa Senhora de Fátima; São Francisco de Assis, Santa Isabel da Hungria; e Santa Cruz, todas em Guarulhos/SP.

Fundou e foi professor da Escola de Iconografia Ecumênica Santa Cecília, em Mogi das Cruzes, na sede do Mosteiro da Transfiguração. Também, realizou obras no Instituto Israel Pinheiro, em 2002; na Casa das Irmãs Missionárias de Jesus Crucificado; e no Mosteiro São Bento, em 2003.

Padre José Carlos Velasco exerceu a arte iconográfica em suas escolas (São Paulo, Brasília e Porto Alegre). Procurou viver a vida contemplativa, sendo dispensado dos outros serviços pastorais por Dom Airton José dos Santos e renovado por nosso bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini.

Exerceu por 17 anos o seu ministério sacerdotal, e no dia 27 de abril de 2016, foi conduzido no ombro do Bom Pastor a casa do Pai, onde goza da feliz eternidade, contemplando agora a verdade imagem do invisível.

Que o Pe. José Carlos Velasco descanse em paz.

Pe. Antonio Carlos Fernandes