Nossa Diocese | Fórum das Pastorais Sociais

Fórum das Pastorais Sociais

A Diocese de Mogi das Cruzes por meio da Comissão Diocesana para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz (Comissão das Pastorais Sociais) realizou no dia 2 de abril o Fórum das Pastorais Sociais na Região Pastoral Ferraz de Vasconcelos e Poá, sediado no Salão Paroquial Nossa Senhora da Paz na cidade de Ferraz.

Ficou definido pela Comissão das Pastorais Sociais e anunciado no Fórum Diocesano das Pastorais Sociais realizado em agosto de 2015, que a partir deste ano os Fóruns serão realizados no âmbito das Regiões Pastorais para facilitar o acesso dos participantes e no final do ciclo de fóruns em todas as Regiões Pastorais, será realizado o Fórum Diocesano.

A proposta apresentada é de que seja definido um tema único para integração de todos os trabalhos destes Fóruns que serão realizados em cada município.

O tema escolhido: “A CIDADE QUE QUEREMOS”, com o Lema: “Juntos podemos construir”, foi iniciado na Região Pastoral Ferraz/Poá. Os participantes debateram o assunto nos grupos de trabalhos temáticos: Educação, Saúde, Políticas Sociais e Setoriais, Água, Meio Ambiente e Saneamento Básico, Desenvolvimento Econômico e Social e Segurança Pública e Defesa Social.

A escolha desta temática está relacionada ao tema da Campanha da Fraternidade Ecumênica deste ano:  “Casa Comum, Nossa Responsabilidade” com o Lema: Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca (Amós 5, 24). Além, é claro, também contribuir para subsidiar a política eleitoral de 2016 quanto às propostas que serão produzidas a partir das reflexões e debates deste Fórum.

O Fórum das Pastorais Sociais da Diocese de Mogi das Cruzes se define como um espaço articulador das pastorais sociais para trocas de experiências, avaliação e fortalecimento das ações pastorais e motivação para participação de eventos em comum, relacionando-se com movimentos sociais que se integram com os princípios e ações pastorais.

O Fórum contou com a participação de cerca de 100 pessoas da Região Pastoral Ferraz de Vasconcelos e Poá, além de representantes dos municípios de Suzano, Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba e Arujá e da cidade de São Paulo, vinculados às várias pastorais sociais da Diocese de Mogi das Cruzes, além de movimentos populares, entidades sociais, conselhos municipais, gestão pública, legislativo, empresários e outras pastorais.

Marcou presença também o Prefeito de Ferraz de Vasconcelos, José Izidro Neto, Padre Ademir, Coordenador Diocesano de Pastoral, Padre Rui, Coordenador da Região Pastoral Ferraz-Poá e os párocos das Paróquias Nossa Senhora da Paz, Padre Eduardo, Santo Antônio de Pádua, Padre Rui, Nossa Senhora Aparecida, Padre Valmir e Nossa Senhora de Fátima, Padre Romolo, o Coordenador Diocesano das Pastorais Sociais, Márcio Candido e o Emanuel da Escola da Cidadania “José de Souza Candido” da Diocese de Mogi das Cruzes.

As pastorais sociais estiveram representadas pelas Pastorais da Criança, Saúde, Fé e Compromisso Social, Menor, Carcerária, Sobriedade, Ecologia, Povo de Rua, Operária e Mundo do Trabalho e Caritas, além de outras pastorais, tais como, a Pastoral da Juventude, Familiar, Catequese, Escola da Cidadania da Diocese de Mogi das Cruzes, Amor Exigente, ECC e CPP e representantes das Paróquias Nossa Senhora da Paz, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora Aparecida, Santo Antônio de Padua e Santa Cruz e Santa Margarida D’Youville.

Entidades e movimentos populares também prestigiaram o Fórum, como o Serviço Promocional Nossa Senhora Aparecida, Central Pró Moradia (CEMOS), Centro de Juventude Santo Antônio, Fórum Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente de Ferraz de Vasconcelos, Educar para Mudar, OIAEU, SPNSA – Cj Angelina, Seligue, CPD Negro Sim, Associação de Apoio aos Direitos Humanos do Alto Tietê, Apeoesp de Suzano, SindNapi idoso, Fundação Casa, Convento Bom Jesus e Comunidade Rosa Mística.

O próximo Fórum das Pastorais Sociais será realizado na Região Pastoral Itaquaquecetuba na Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda, Centro de Itaquaquecetuba no dia 11 de junho de 2016.

Texto: Comissão Diocesana para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz