Nossa Diocese | Mensagem

Mensagem

Caríssimos irmãos e irmãs em Cristo.

Hoje, queremos nesta ocasião em que estamos reunidos como Igreja Diocesana celebrar juntos a Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, o encerramento deste Jubileu Extraordinário da Misericórdia, e a realização desta quarta edição de nossa Festa Diocesana (Evangelizai).

Permitam-me acrescentar mais uma razão para que nosso júbilo seja ainda maior: no próximo dia 24 de novembro, recordamos o quarto aniversário da posse canônica de nosso Bispo Diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini.

Bendito e louvado seja Deus, por nos ter dado um pastor, segundo a ordem de seu coração (cfr. Jr. 3,15).

Santo Inácio de Antioquia, no século II de nossa era, dizia numa carta aos habitantes de Esmirna: “Segui ao bispo, vós todos, como Jesus Cristo ao Pai. Ninguém ouse fazer sem o bispo coisa alguma concernente à Igreja. Como válida só se tenha a eucaristia celebrada sob a presidência do bispo ou de um delegado seu. A comunidade se reúne onde estiver o bispo e onde está Jesus Cristo, ai está a Igreja católica. Sem a união com o bispo não é lícito batizar nem celebrar a eucaristia; só o que tiver a sua aprovação será do agrado de Deus e assim será firme e seguro o que fizerdes”.

Querido Dom Pedro, quatro anos já se passaram desde aquele venturoso dia em que recebemos a auspiciosa notícia de que o Santo Padre, o Papa Bento XVI, nomeara Vossa Excelência para ser nosso Pastor Diocesano.

Após aproximadamente sete meses de vacância e de espera, finalmente, depois de muitos palpites e especulações, na manhã daquela quarta feira, dia 19 de setembro, alegres recebemos a tão esperada notícia: O então Bispo Diocesano de Franca, Dom Pedro Luiz Stringhini fora transferido para a Diocese de Mogi das Cruzes. A posse canônica marcada para 24 de novembro, domingo em que se celebrava naquele ano a Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo.

Hoje, queremos fazer memória destes momentos e celebrá-los com júbilo. Sabemos que Vossa Excelência em sua humildade gostaria que não fizéssemos menção a este fato, porque julga ser mais importante lembrar apenas dos outros motivos pelos quais estamos aqui. Permita-me, contudo dizer, excelência e permitam-me dizê-lo, queridos irmãos e irmãs: É importantíssimo celebrar tudo isso e também este fato porque, na vida, tudo é motivo para celebrar.

Se não celebrássemos, a vida perderia o seu sabor, o seu sentido, seu colorido, porque seria muito imediato tudo, celebrar é fazer memória e fazer memória daquilo do qual nós não podemos nunca nos esquecer, por isso celebramos. O que é Eucaristia, se não celebração memória do acontecimento maior, quando o Cristo se deu a nós, para a nossa salvação? Cada vez que celebramos Eucaristia fazemos memória do sacrifício da cruz. Fazer memória é fundamental.

Queremos também dar graças a Deus. Como Deus foi pródigo conosco concedendo à Diocese de Mogi das Cruzes um pastor tão dedicado!

Queremos agradecer a Vossa Excelência, pois, o senhor tem sido generoso para com nossa Igreja Diocesana. Foi generoso em dar o seu sim e tem sido extremamente generoso em seu pastoreio. Todos nós, reconhecemos muitas virtudes em vossa excelência e dentre tais virtudes, hoje, destacamos o quanto sois generoso. Sois generosíssimo conosco, vossos padres, diáconos, seminaristas, religiosos e religiosas. Sois generoso para com os vossos diocesanos. Sois bondoso e generoso para com todos quantos vos procuram. Não há quem se dirija a vossa excelência que não seja acolhido com afeto e generosidade.

Querido amigo Dom Pedro, {permita-me esse tratamento íntimo que nem de longe quer sugerir falta de deferência ou presunção de minha parte}, sabemos que vossa excelência possui muitas outras qualidades que já nos referimos a elas em outras ocasiões, mas, hoje, queremos dizer que se há uma palavra que o define, distingue e o identifica é a generosidade.

Generosidade que se concretiza na atenção, carinho, afeição, bondade, zelo. No amor que vossa excelência demonstra ter pelos padres querendo o bem de cada um deles.

Vemos e sentimos isso no jeito como vossa excelência vive o seu ministério entre nós. Faz questão de olhar nos olhos de cada um e quer estar sempre junto; manifesta-se próximo seja nos momentos de alegria, seja nas horas difíceis que cada um de nós enfrentamos.

Sabemos que temos um bispo, {pater et custos, como São José}; amigo, pai, irmão. Que quando necessário é firme e corrige, mas, que sabe ser terno e acolhedor.

Queremos dizer a vossa excelência: Somos-lhe, Dom Pedro Luiz, muito gratos. Obrigado por tudo que o senhor é e significa para cada um de nós que aqui estamos.

São Tomás de Aquino, o Doutor Angélico, diz que a gratidão é uma dívida de honra, ou seja, uma obrigação que se cumpre espontaneamente. Hoje aqui agradecidos pedimos a Deus que conceda a vossa excelência muitos anos de generoso ministério, conosco.

Que Nosso Senhor conceda a vossa excelência a graça de colher [entre lágrimas e sorrisos - e aqui faço referência ao salmo 126] os frutos daquilo que o senhor tem semeado ao longo destes quatro anos e também daquilo que vossa excelência ainda há de semear.

Parabéns, Dom Pedro Luiz Stringhini!

Parabéns Diocese de Mogi das Cruzes!

Pe. Antônio Robson Gonçalves

Vigário Geral na Diocese de Mogi das Cruzes