Nossa Diocese | Festa do Divino Espírito Santo 2017

Festa do Divino Espírito Santo 2017

A Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes será tema pelo terceiro ano consecutivo de uma mostra no Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS-SP) neste sábado, dia 18, a partir das 8h30, com entrada gratuita.

Durante o evento, o visitante terá uma pequena mostra desta que é uma das festividades mais tradicionais de Mogi das Cruzes e uma das mais antigas do Brasil, com mais de 400 anos de realização. No MAS, a partir das 8h30, os visitantes serão recepcionados com um saboroso café caipira, acompanhado do tortinho (bolinho caipira de carne em formato de meia lua feito à base de farinha de milho branca e farinha de mandioca). Na sequência, haverá a encenação da chegada dos festeiros e capitães de mastro a um subimpério, e o levantamento do mastro. O evento contará, ainda, com a participação das rezadeiras, que irão fazer a oração de um trecho da Coroa do Divino.

O grupo de Congada de São Benedito Coração de César, do Distrito de César de Souza, e a Folia do Divino Orquestra de Viola de Mogi das Cruzes, também, serão as atrações do dia. Na oportunidade, serão expostas peças do Museu do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes “Professora Amália Thereza Manna de Deus” e das Bandeiras dos Festeiros. "Será uma grande oportunidade de o público da Capital e de regiões próximas conhecerem a Festa do Divino de Mogi das Cruzes e todas as suas peculiaridades. Serão apresentados dados estatísticos que comprovam a grandiosidade da nossa festa e tudo o que ela representa no seu contexto religioso e folclórico, ou seja, mostrar a importância dela", antecipam os festeiros João Pedro dos Santos Oliveira e Márcia Regina Pauletti Oliveira.

Neste ano, a Festa do Divino acontece entre os dias 25 de maio a 4 de junho, sob a temática “Divino Espírito Santo, Guiai Nosso Caminho na Fé e na Unidade”. Os festeiros são João Pedro dos Santos Oliveira e Márcia Regina Pauletti Oliveira e os capitães de mastro são Sérgio Paschoal Gomes e Nilde de Lima Gomes.

O Museu de Arte Sacra

O Museu de Arte Sacra de São Paulo é fruto de um convênio entre a Mitra Arquidiocesana de São Paulo e o Governo do Estado, em 28 de outubro de 1969, e a instalação data de 28 de junho de 1970. O MAS está na ala esquerda térrea do Mosteiro de Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Luz e a antiga Casa do Capelão, antes administração, e onde, desde 1999, está exposto o acervo de presépios do museu.

Museu de Arte Sacra de São Paulo

Avenida Tiradentes, 676 - Luz | Metrô Tiradentes – São Paulo/SP Estacionamento gratuito: Rua Jorge Miranda, 43

Informações e fotos: Associação Pró-Festa do Divino