Igreja Católica celebra a Paixão, a morte e a Ressurreição de Jesus Cristo
No dia 13 de abril, Quinta-feira Santa, iniciam as celebrações do Tríduo Pascal: a Paixão, a morte e a Ressurreição de Jesus Cristo. Pela manhã, às 9h, na Catedral Sant’Ana, é celebrada a Missa do Crisma (Missa dos Santos Óleos) e Renovação das Promessas Sacerdotais, presidida pelo bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini e concelebrada por todo o clero da Diocese de Mogi das Cruzes.
Durante a Missa Crismal, há a consagração do óleo do Crisma e a benção dos óleos dos Catecúmenos (utilizados no Batismo) e dos Enfermos, que serão utilizados durante o ano nas paróquias na ministração dos sacramentos. E os presbíteros renovam as promessas sacerdotais, os votos perante a Igreja e o compromisso com Deus e a sociedade.
Também, na Quinta-Feira Santa é celebrada a Ceia do Senhor (Lava-pés), que recorda a última ceia de Cristo com os apóstolos antes da crucificação, é a instituição da Eucaristia e do Sacramento da Ordem, presente na ação do serviço (o lavar os pés é um símbolo de estar a serviço). O bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini, irá presidir às 19h30, na Catedral Sant’Ana.
No dia 14, Sexta-Feira da Paixão de Cristo, dia de Jejum e abstinência – única data do ano em que não há missas na Igreja Católica – é a Celebração da Paixão do Senhor e Adoração da Cruz, às 15h, na Catedral Diocesana Sant’Ana, com Dom Pedro Luiz Stringhini. Às 19h, o bispo diocesano participa da Procissão do Senhor Morto, que sai da paróquia Nossa Senhora do Carmo, na região central de Mogi das Cruzes, em direção à Catedral.
No Sábado Santo, dia 15 de abril, a Missa da Vigília Pascal (Celebração da Luz e Renovação das Promessas Batismais), presidida por Dom Pedro Luiz Stringhini é às 20h, na Catedral Sant’Ana. É a celebração mais importante do calendário litúrgico da Igreja Católica, quando a Igreja se coloca em vigília à espera da vitória de Jesus sobre a morte.
No domingo da Páscoa da Ressurreição do Senhor, dia 16, o bispo diocesano celebra às 9h, na Catedral Sant’Ana, e às 19h30 na Comunidade Nossa Senhora das Graças, no bairro Vila Brasileira, em Mogi das Cruzes.
Programação das outras paróquias no site da Diocese de Mogi das Cruzes: http://diocesedemogi.org.br/nossa_diocese_noticia.php?id=673
Agenda do bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini:
13/04 (quinta-feira) – Missa Crismal: 9h – Catedral Diocesana, em Mogi das Cruzes;
13/04 (quinta-feira) – Missa da Ceia do Senhor (Lava-pés): 19h30 – Catedral Diocesana, em Mogi das Cruzes;
14/04 (sexta-feira) – Paixão do Senhor: 15h – Catedral Diocesana, em Mogi das Cruzes;
14/04 (sexta-feira) – Procissão do Senhor Morto: 19h – Saída da Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Mogi das Cruzes;
15/04 (sábado) – Missa da Vigília Pascal: 20h – Catedral Diocesana, em Mogi das Cruzes;
16/04 (domingo) – Missa da Ressurreição do Senhor: 9h – Catedral Diocesana, em Mogi das Cruzes;
19h30 – Comunidade Nossa Senhora das Graças, no bairro Vila Brasileira, em Mogi das Cruzes.
Catedral Sant’Ana
Praça Coronel Benedito de Almeida, s/n – Centro – Mogi das Cruzes/SP
Igreja Nossa Senhora do Carmo
Rua Dr. Antônio Cândido Vieira, 620 – Centro – Mogi das Cruzes/SP
Comunidade Nossa Senhora das Graças e São Benedito
Rua Geraldo Gomes Loureiro, 460 –Vila Brasileira – Mogi das Cruzes/SP