Nossa Diocese | Ordenação Diaconal

Ordenação Diaconal

No dia 20 de maio, às 9h, a Diocese de Mogi das Cruzes celebra a ordenação diaconal do seminarista Danilo Pavani Andreussa pela imposição das mãos e prece consecratória do bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini, na Igreja Matriz da Paróquia Nossa de Fátima, no distrito de Brás Cubas, em Mogi das Cruzes.

O seminarista foi acolhido na Diocese em janeiro de 2016 para a conclusão do curso de Teologia e um período de experiência. Danilo Pavani Andreussa é natural da cidade de São Paulo e nasceu em 05 de Fevereiro de 1986, e em 2007, ingressou na Congregação Religiosa Oratório de São Filipe Néri, na capital paulista, e permaneceu na mesma até dezembro de 2015. Na Diocese de Mogi das Cruzes, fez estágio pastoral na Paróquia São Judas Tadeu, no bairro Conjunto Santo Ângelo, em Mogi das Cruzes, é notário/atuário no Tribunal Eclesiástico Diocesano e auxilia o reitor do Seminário Menor São João XXIII na formação dos seminaristas. Escolheu como lema diaconal “Praticando a verdade na caridade, cresçamos em todas as coisas naquele que é a cabeça, o Cristo.” (Ef 4,5).

Diaconato

De acordo com o Catecismo da Igreja Católica, o diaconato é o primeiro grau do sacramento da ordem, os candidatos desse grau se dedicam ao serviço da Igreja, auxiliam os padres nas Santas Missas, tem por função dentro da mesma a proclamação do Evangelho e o preparo do altar.

Na Igreja Católica, há dois tipos de diaconato: transitório, em que os ordenados após alguns meses nesse ministério passam para o segundo grau da ordem, o sacerdócio; e o permanente, que é destinado aos homens casados. No entanto, as funções são as mesmas para as duas formas de diaconato.

Paróquia Nossa Senhora de Fátima

Avenida Dr. Roberto Nobuo Sato, 375 – Vila Jundiaí – Mogi das Cruzes/SP