Home

Nossa Diocese | Festa do Divino Espírito Santo

Festa do Divino Espírito Santo

No dia 25 de maio inicia mais uma Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes, que neste ano traz o tema "Divino Espírito Santo, guiai nosso caminho na fé e na unidade". A tradicional celebração, que faz parte da história da cidade há mais de 400 anos, termina no domingo de Pentecostes – data que a Igreja celebra a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos –, dia 04 de junho.

 

A abertura na quinta-feira, dia 25, será na Praça Coronel Benedito de Almeida, s/n, em frente à Catedral Sant’Ana, às 18h, onde o Império do Divino é abençoado pelo bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini, e ainda, acontece o hasteamento da bandeira e levantamento do mastro. Antes, às 16h, os devotos se reúnem em frente à casa dos festeiros, localizada à Rua Eduardo de Castro Junior, 182, no bairro Alto do Ipiranga, em Mogi das Cruzes, de onde partem de ônibus até a Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes. E da Prefeitura Municipal com bispo diocesano continuam o trajeto a pé até a Praça.

 

Neste ano, os festeiros são João Pedro dos Santos Oliveira e a esposa, Márcia Regina Pauletti Oliveira, e os capitães de mastro, o casal Sérgio Paschoal Gomes e Nilde de Lima Gomes.  

 

 

Novena Preparatória

A novena preparatória é entre os dias 26 de maio a 03 de junho, com as celebrações eucarísticas às 19h30, na Catedral Sant’Ana. A missa de abertura no dia 26 será presidida pelo bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini.

 

O bispo emérito da Diocese de Mogi das Cruzes, Dom Paulo Mascarenhas Roxo, Opraem, celebra na segunda-feira, dia 29.

 

As outras missas da novena serão presididas pelos sacerdotes da diocese (programação completa abaixo).

 

 

Alvorada

A alvorada começa no sábado, dia 27. A procissão pelas ruas centrais de Mogi das Cruzes sai do Império do Divino Espírito Santo, na Praça Coronel Benedito de Almeida, sempre às 5h, entre os dias 27 de maio a 04 de junho.

 

Na segunda-feira, dia 29, a procissão segue até o Cemitério São Salvador, localizado à Praça Antônio Nogueira, 101, bairro Centro, para a celebração da Santa Missa presidida pelo bispo diocesano.

 

Todos os dias, após a procissão, acontece o tradicional Café da Alvorada, que é servido no salão paroquial da Catedral Sant’Ana.

 

 

Missas Campais

Nos sábados, 27 de maio e 03 de junho, às 15h, serão celebradas missas campais no espaço da quermesse, no Centro Municipal Integrado Deputado Maurício Najar (CMI). No primeiro sábado da festa, dia 27, a celebração eucarística será presidida pelo bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini e concelebrada pelo Pe. Alessandro Campos. No dia 03 de junho, o Pe. Wally Soares da Silva, pároco da paróquia São Judas Tadeu, em Suzano, é quem irá celebrar a Santa Missa.

 

 

Divino Verde – 5ª Caminhada Ecológica

No sábado, dia 27, será realizada a Divino Verde – 5ª Caminhada Ecológica que desta vez fará um novo percurso, com a concentração e saída às 8h, da Avenida Braz de Pina, 560, em frente ao Seminário Menor São João XXIII – atrás da Cúria Diocesana –, com destino ao Parque da Cidade, na Rua Jardelina de Almeida Lopes, onde será feito o plantio de mudas de árvores.

 

 

Pentecostes e encerramento da Festa

E para celebrar o Pentecostes, dia da descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e encerrar a Festa do Divino Espírito Santo, no domingo, dia 04 de junho, a procissão sai às 16h30, e em seguida, a Santa Missa presidida pelo bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini, na Catedral Sant’Ana.

 

Após a celebração eucarística, acontece a cerimônia de incineração dos pedidos que foram depositados nas urnas do Império, e fechamento do mesmo.

 

 

Quermesse e Entrada dos Palmitos

A tradicional quermesse acontece entre os dias 25 de maio a 04 de junho no Centro Municipal Integrado Deputado Maurício Najar (CMI). Sábados e domingos, a partir das 14h e dias da semana, a partir das 18h30.

 

Além das barracas típicas de comidas e bebidas, o espaço da quermesse traz uma programação cultural no palco central, com apresentações musicais.  

 

A folclórica Entrada dos Palmitos é no sábado, dia 03 de junho. A concentração é na Rua Ricardo Vilela, na altura do nº 1200, e a saída do cortejo é às 9h e segue pelas ruas principais da região central de Mogi das Cruzes até a Catedral Diocesana.

 

 

Programação Novena Preparatória – 19h30 – Catedral Sant’Ana

26/05 – Dom Pedro Luiz Stringhini, bispo de Mogi das Cruzes;

 

27/05 – Pe. Antonio Carlos Fernandes e concelebrada pelo Pe. Diogo Shishito dos Santos, pároco e vigário paroquial da Paróquia Cristo Rei, em Mogi das Cruzes;

 

28/05 – Pe. Claudio Antonio Delfino e concelebrada pelos Pe. Ezio Bellini e Rogério de Oliveira, pároco e vigários paroquiais da Catedral Diocesana Sant’Ana, em Mogi das Cruzes;

 

29/05 – Dom Paulo Mascarenhas Roxo, Opraem, bispo emérito de Mogi das Cruzes;

 

30/05 – Pe. Dioclécio Ribeiro da Silva, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Socorro, em Mogi das Cruzes e concelebrada pelo Pe. Frei Marcelo de Jesus, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Mogi das Cruzes;

 

31/05 – Dom Pedro Luiz Stringhini e concelebrada pelos Pe. João Paulo da Silva, reitor do Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus, Pe. Aleksandro Basseto Moreira, reitor do Seminário Propedêutico Nossa Senhora do Socorro, Pe. Antonio Parula, reitor do Seminário Menor São João XXIII e Pe. Ezio Bellini, vigário paroquial da Catedral Diocesana Sant’Ana;

 

01/06 – Pe. Leandro Machado Silvestre, pároco solidário da paróquia Santos Apóstolos, em Itaquaquecetuba;

 

02/06 – Pe. João Batista Ramos Motta, pároco da paróquia Santo Antônio, em Mogi das Cruzes;

 

03/06 – Pe. Dorival Aparecido de Moraes, reitor do Santuário Diocesano Sagrado Coração de Jesus, em Mogi das Cruzes;

 

 

Missas no CMI – 15h

27/05 – Dom Pedro Luiz Stringhini e concelebrada pelo Pe. Alessandro Campos

 

03/06 – Pe. Wally Soares Silva, pároco da paróquia São Judas Tadeu, em Suzano;

 

 

 

Catedral Sant’Ana

Praça Coronel Benedito de Almeida, s/n – bairro: Centro – Mogi das Cruzes/SP

Tel: (11) 4799-3239 

 

Cemitério São Salvador

Praça Antônio Nogueira, 101 – bairro: Centro – Mogi das Cruzes/SP

 

Centro Municipal Integrado Deputado Maurício Najar (CMI)

Entrada pela Avenida Cívica ou pela Avenida Prefeito Carlos Ferreira Lopes, 540 – bairro Mogilar – Mogi das Cruzes/SP

GALERIA DE FOTOS