Nossa Diocese | Nota de falecimento - Pe. Atillio Berta

Nota de falecimento - Pe. Atillio Berta

Com muito pesar, comunicamos o falecimento do Revdo. Pe. Atillio Berta neste domingo, dia 03 de setembro, aos 86 anos, italiano e presbítero residente na Diocese de Mogi das Cruzes, onde era responsável pela Igreja Maria Mãe do Divino Amor, em Mogi das Cruzes. Chegou ao Brasil em 1971.

O velório acontece na Igreja Maria Mãe do Divino Amor. A missa exequial será às 14h30 desta segunda-feira, dia 04 de setembro, no mesmo local, presidida pelo bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini. O translado sai às 16h para o sepultamento no Cemitério da Saudade, em Mogi das Cruzes.

Às 11h, missa exequial presidida pelo Pe. Antonio Robson Gonçalves, MSJ, vigário geral da Diocese.

Nos unimos em oração pelo descanso eterno do nosso querido e já saudoso, Pe. Atillio Berta.

Igreja Maria Mãe do Divino Amor

Rua Antonio Fernandes, 90 - Vila Ressaca - Mogi das Cruzes/SP

Cemitério Municipal da Saudade

Rua Capitão Joaquim de Mello Freire, 900 - Vila Victória

Tel: (11) 4722 2753

------------------

Pe. Attilio Berta

Pe. Atillio Berta nasceu no dia 24 de março de 1931, na cidade Visano, Itália.  Filho de Andrea Berta e Maria Mor, irmão de Rita Cristina e Franco. Aos 10 anos de idade, tornou-se coroinha de uma igreja próxima a sua residência, pois os pais eram muito religiosos.

Aos 15 anos, resolveu ingressar em um seminário de adolescentes, onde cursou o colegial e as faculdades de Filosofia e Teologia. Em 28 de junho de 1958, exatamente com 27 anos, foi ordenado sacerdote para a Diocese de Cremona (Itália), onde trabalhou inicialmente.

Em 1972, o Pe. Attílio Berta embarcou para o Brasil para evangelizar, e a primeira cidade foi a Prelazia de Tocantinópolis, no estado de Tocantins, como Vigário de Wanderlândia, Diretor Espiritual dos Seminaristas e Presidente da Comissão Pastoral da Terra (CPT) da Prelazia. Permaneceu na região por pelo menos sete anos.

Em 1979, recebeu o convite do então bispo diocesano, Dom Emilio Pignoli, para morar em Mogi das Cruzes. Ao chegar, naquele mesmo ano, foi nomeado vigário da Paróquia São Pedro Apóstolo e da Paróquia São Benedito, no bairro de César de Souza, em Mogi das Cruzes. Em 1982, foi nomeado pároco da Paróquia de São José Operário, no bairro do Mogilar.

No dia 07 de setembro de 1983, em um Retiro do Clero da Diocese foi nomeado como Vigário Geral para a Diocese. E, também, ficou como coordenador de Região Pastoral.

Em 1984, foi nomeado pároco da Paróquia de Sant’Ana – Catedral de Mogi e Reitor do Santuário Senhor Bom Jesus – Igreja São Benedito.

Em 1997, nomeado pároco da Paróquia Sagrada Família, no bairro do Botujuru, em Mogi das Cruzes, e administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, no Distrito de Sabaúna.

Em 1984, fundou a Associação das Discípulas e Discípulos de Maria, Mãe do Divino Amor, atualmente, Instituto Maria, Mãe do Divino Amor. O trabalho começou acolhendo os meninos de ruas, as crianças que sofriam maus tratos e em perigo de risco, crianças viciadas em drogas, oferecendo-lhe abrigo e alimentação, e no ano 1988, iniciou o trabalho de assistência às crianças com a Escola Infantil, também, no bairro Botujuru.

Também, foi Reitor do Seminário Diocesano, Coordenador da Pastoral Vocacional, Assessor da Pastoral Familiar, Assessor da Pastoral da Educação. E em 2001, Diretor Espiritual da Casa Propedêutica Nossa Senhora do Socorro.

Construiu a Igreja Maria, Mãe do Divino Amor, que foi dedicada em 31 de agosto de 2008.

Foto: Johnny Rodrigues Alves