Nossa Diocese | Ordenação Diaconal

Ordenação Diaconal

No dia 30 de dezembro, a Diocese de Mogi das Cruzes celebra a ordenação diaconal dos seminaristas Leandro Fonseca Melo, Leonardo Felix dos Santos, Rafael Rodrigues Xavier e Victor Almeida Moreira da Silva, pela imposição das mãos e prece consecratória do bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini. A celebração será às 9h, na Catedral Sant’Ana, em Mogi das Cruzes.

Nesta data, a Diocese de Mogi das Cruzes completa 55 anos de instalação. Criada pela Bula “Quo Christiana” do Papa João XXIII, em 09 de junho de 1962, e instalada aos 30 de dezembro de 1962, a Diocese de Mogi das Cruzes abrange os seguintes municípios: Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano. No dia 11 de agosto de 1962, às 12h, a Rádio Nove de Julho anunciou que o Santo Padre João XXIII havia criado a Diocese de Mogi das Cruzes, no Brasil, e nomeado o primeiro bispo, Dom Paulo Rolim Loureiro, que tomou posse no dia da instalação e governou a Diocese até o falecimento, em 02 de agosto de 1975.

Diaconato

De acordo com o Catecismo da Igreja Católica, o diaconato é o primeiro grau do sacramento da ordem, os candidatos desse grau se dedicam ao serviço da Igreja, auxiliam os padres nas Santas Missas, tem por função dentro da mesma a proclamação do Evangelho e o preparo do altar.

Na Igreja Católica, há dois tipos de diaconato: transitório, em que os ordenados após alguns meses nesse ministério passam para o segundo grau da ordem, o sacerdócio; e o permanente, que é destinado aos homens casados. No entanto, as funções são as mesmas para as duas formas de diaconato.

Catedral Diocesana Sant'Ana

Praça Coronel Benedito de Almeida, s/nº - Centro - Mogi das Cruzes/SP