Home

Nossa Diocese | Instituto Dona Placidina

Instituto Dona Placidina

No dia 23 de janeiro, o colégio Instituto Dona Placidina inaugura um novo prédio que foi construído com o objetivo de abrigar os alunos do 9° ano do Ensino Fundamental até o 3° ano do Ensino Médio, pois o antigo espaço dedicado a estas séries era alugado.

 

O novo edifício possui 15 salas de aulas, uma biblioteca (sala de estudos), laboratórios de ciência e de informática, além das áreas destinadas ao administrativo e a cantina. “A principal intenção da construção de um novo prédio não era tanto a expansão do número de alunos, mas sim a acomodação destes em prédio próprio e a possibilidade de oferecer salas de aulas mais modernas. No entanto, com as novas instalações, houve um aumento na capacidade de vagas”, afirmou o Pe. João Batista Ramos Motta, diretor presidente da Fundação Instituto Dona Placidina.

 

Foram necessários dois anos e seis meses desde o início quando se pensou na construção até a entrega, que é um projeto do arquiteto Sandro Piereti Rodrigues, sob a orientação da coordenação pedagógica do colégio, em que está à frente a Ir. Elena Ramos Bomfim, da Congregação das Irmãs Ursulinas da Sagrada Família, como diretora pedagógica.

 

O nome do novo prédio da Fundação será uma homenagem a Ir. Lourdes Aparecida de Souza, conhecida por todos como Ir. Lurdinha, que faleceu em setembro de 2012, e prestou muitos serviços à instituição, como professora, diretora, vice-diretora e juntamente com as Irmãs Ursulinas, trabalhou para o crescimento do centro educacional.

 

Atualmente, o colégio Instituto Dona Placidina possui cerca de 1400 alunos distribuídos desde a Educação Infantil ao Ensino Médio e corpo docente de 80 professores. Oferece bolsas de estudo parciais e integrais a crianças e adolescentes de famílias carentes, e ainda, há meninas que após o turno de aulas ficam no Centro de Convivência, onde é feito um trabalho social, um desejo do idealizador da Fundação, Pe. João Lourenço de Siqueira.

 

A cerimônia de inauguração será com a Santa Missa, presidida pelo bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini, às 8h, no local, localizado à Rua Senador Dantas, 317, na região central de Mogi das Cruzes.

 

As novas instalações já serão utilizadas no dia seguinte a inauguração, 24 de janeiro, com o retorno dos alunos as aulas do ano letivo de 2018.

 

 

Instituto Dona Placidina

O INSTITUTO DONA PLACIDINA é uma fundação de caráter assistencial e educacional idealizado pelo Pe. João Lourenço de Siqueira, que foi pároco da Paróquia Sant’Anna, em que na época (+- na década de 1920), cuidava de um externato onde eram ministradas aulas para crianças e jovens da sociedade mogiana, e tinha o desejo de construir um internato para meninas órfãs.

 

O sacerdote possuía bens móveis e imóveis, assim, em 1924, fez um testamento dos bens à Mitra Arquidiocesana de São Paulo, representada pelo bispo Dom Duarte Leopoldo e Silva (a Diocese de Mogi das Cruzes foi criada em 1962) para fundar um asilo para meninas órfãs e pobres, que já funcionava na Rua Pe. João, no centro de Mogi das Cruzes, como Externato Sant’Anna.

 

Em 1930, pediu a ajuda do amigo Benedicto Servulo de Sant’Anna para construir uma casa maior para abrigar as meninas. No entanto, o Pe. João Lourenço veio a falecer em 03 de fevereiro de 1931. Assim, a pedido do arcebispo de São Paulo, Benedicto Servulo assume a presidência da instituição, juntamente com o amigo Francisco de Souza Melo com o cargo de mordomo (tesoureiro) e uma diretoria constituída conforme o Estatuto deixado pelo Cônego João Lourenço: o vigário da Matriz de Sant’Anna, Pe. Cícero de Revoredo; o prior da Ordem Terceira do Carmo, João Fernandes de Moraes; e o provedor da Irmandade do SS. Sacramento da Matriz, José Pereira Belleza.

 

Ao assumir a presidência, Benedicto Servulo inicia os trabalhos para adquirir o velho prédio colonial pertencente à senhora Sebastiana de Melo Freire, situado à Rua Senador Dantas, que graças à colaboração de muitos benfeitores e o dinheiro deixado pelo Cônego foi possível realizar o negócio.

 

A pedra fundamental (do prédio onde o colégio funciona até hoje na Rua Senador Dantas, 284) foi posta em 28 de outubro de 1931 – data que se comemora o aniversário do Instituto Dona Placidina – e a inauguração aconteceu em 05 de fevereiro de 1939, projeto do arquiteto e engenheiro, Hipólito Gustavo Payol Júnior que doou a planta e acompanhou o trabalho gratuitamente. E já no início, atendia 80 meninas em regime de externato e 80 no internato.

 

O Instituto levou o nome “DONA PLACIDINA” em homenagem à mãe do Pe. João Lourenço, que se chamava Placidina Maria de Jesus. Conforme o desejo do sacerdote, o Instituto passou a ser dirigido pedagogicamente pelas Irmãs de São Vicente de Paula (Irmãs Vicentinas), que ali trabalharam até 1966. Foi a partir de 1967, que a coordenação pedagógica ficou a cargo das Irmãs Ursulinas da Sagrada Família e continuam até os dias atuais.

 

Conforme o Estatuto Social, a Fundação Instituto Dona Placidina é gerida por uma Diretoria Executiva composta pelo Diretor Presidente, Vice-presidente, Secretário, Segundo Secretário, Tesoureiro, Segundo Tesoureiro. Porém, o Órgão Máximo Deliberativo do Instituto é exercido pelo Conselho Curador.

 

Diretoria Executiva:

Diretor Presidente: Pe. João Batista Ramos Motta

Vice-presidente: Dr. Raulindo Paiva Junior

1º Tesoureiro: Sr. Antônio Athanazio do Nascimento

2º Tesoureiro: Sr. Antônio Benedicto Bruni

1º Secretária: Sr.ª Lenita Helena de Oliveira Kleine

2º Secretária: Sr.ª Sueli Moraes Braz.

 

Conselho Curador:

Presidente Nato: Dom Pedro Luiz Stringhini, bispo diocesano de Mogi das Cruzes

Membros natos: Ir. Ana Cristina Santos Alves, Pe. Claudio Antônio Delfino, Terezinha Ribeiro dos Santos e Diomar Augusto Ferreira,

Membros eleitos: Paulo Garcia de Oliveira Junior, José Armando Marçal, Antônio José Mercado Martins e Sérgio Benedito Fernandes de Miranda.

Conselho Fiscal: Sérgio Knippel, Ciro Fujii e José Carlos Zepone. 

 

 

Instituto Dona Placidina

Rua Senador Dantas, 317 – Centro – Mogi das Cruzes/SP

Tel: (11) 4799-5666