Nossa Diocese | Ordenação Diaconal

Ordenação Diaconal

No dia 24 de março, às 9h, a Diocese de Mogi das Cruzes celebra a ordenação diaconal dos seminaristas Ismael Almeida Santana, Jonatas Pereira Diniz e Marnnyson Thiago Fragoso de Oliveira pela imposição das mãos e prece consecratória do bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini, na Catedral Sant’Ana, em Mogi das Cruzes.

Diaconato

De acordo com o Catecismo da Igreja Católica, o diaconato é o primeiro grau do sacramento da ordem, os candidatos desse grau se dedicam ao serviço da Igreja, auxiliam os padres nas Santas Missas, tem por função dentro da mesma a proclamação do Evangelho e o preparo do altar.

Na Igreja Católica, há dois tipos de diaconato: transitório, em que os ordenados após alguns meses nesse ministério passam para o segundo grau da ordem, o sacerdócio; e o permanente, que é destinado aos homens casados. No entanto, as funções são as mesmas para as duas formas de diaconato.

Ismael Almeida Santana

Natural da cidade de São Paulo (SP) e nasceu em 13 de fevereiro de 1990, filho de José Santana e Mara Vangela de Almeida. Em 2009, ingressou no Seminário Imaculada Conceição, na Diocese de Guarulhos, onde completou os estudos de Filosofia e Teologia. Em 2017, foi acolhido na Diocese de Mogi das Cruzes, atualmente, realiza o estágio pastoral na Paróquia São Judas Tadeu, no bairro Conjunto Santo Ângelo, em Mogi das Cruzes. Escolheu como lema diaconal: "Sede Misericordiosos como Vosso Pai é Misericordioso" (Lc 6,36).

Jonatas Pereira Diniz

Natural da cidade de Resende (RJ) e nasceu em 23 de janeiro de 1992, filho de Jorge Luiz Machado Diniz e Ana Maria Rodrigues Pereira Diniz. Em 2007, ingressou no Seminário Diocesano na cidade natal. Em 2016, foi acolhido na Diocese de Mogi das Cruzes, onde realizou estágio pastoral nas Paróquias São Judas Tadeu, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora Aparecida, em Mogi das Cruzes, e atualmente, na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Sabaúna, em Mogi das Cruzes. Escolheu como lema diaconal: “Estar na vossa presença e vos servir" (Missal Romano).

Marnnyson Thiago Fragoso de Oliveira

Natural de João Pessoa (PB) e nasceu em 22 de maio de 1989, filho de Waldeci Vieira de Oliveira e Maria Clarisa Fragoso de Oliveira. Em 2008, ingressou no Seminário da Paraíba, onde concluiu os cursos de Filosofia e Teologia. Em 2017, foi acolhido na Diocese de Mogi das Cruzes, onde realizou estágio pastoral na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Poá, e atualmente, no Santuário Diocesano Senhor Bom Jesus – Igreja São Benedito, em Mogi das Cruzes. Escolheu como lema diaconal: “O meu ensinamento não vem de mim, mas daquele que me enviou” (Jo 7,16)

Catedral Diocesana Sant’Ana

Praça Coronel Benedito de Almeida, s/nº - Centro - Mogi das Cruzes/SP