Nossa Diocese | Festa do Divino Espírito Santo 2018

Festa do Divino Espírito Santo 2018

No dia 10 de maio inicia mais uma Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes, que neste ano traz o tema “Divino Espírito Santo, iluminai a juventude e concedei-nos vossa paz”. A tradicional celebração, que faz parte da história da cidade termina no domingo de Pentecostes – data que a Igreja celebra a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos –, em 2018, dia 20 de maio.

A abertura na quinta-feira, dia 10, será na Praça Coronel Benedito de Almeida, s/n, em frente à Catedral Sant’Ana, às 18h, onde o Império do Divino é abençoado pelo bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini, e ainda, acontece o hasteamento da bandeira e levantamento do mastro. Antes, às 16h, os devotos se reúnem em frente à casa dos festeiros, localizada à Rua Mario Silveira, 135, no bairro Mogi Moderno, em Mogi das Cruzes, de onde partem de ônibus até a Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes. E da Prefeitura Municipal continuam o trajeto a pé até a praça.

Em 2018, os festeiros são Wilamis Roberto Chaudar Santana e Sandra Alves de Siqueira Chaudar Santana e os capitães de mastro Mauro de Assis Margarido e Cícera Alecxandra de Oliveira Margarido.

Novena Preparatória

A novena preparatória é entre os dias 11 a 19 de maio, com as celebrações eucarísticas às 19h30, na Catedral Sant’Ana. A missa de abertura no dia 11 será presidida pelo bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini.

O bispo emérito da Diocese de Mogi das Cruzes, Dom Paulo Mascarenhas Roxo, Opraem, celebra no sábado, dia 12.

As outras missas da novena serão presididas pelos sacerdotes da diocese (programação completa abaixo).

Alvorada

A alvorada começa no sábado, dia 12. A procissão pelas ruas centrais de Mogi das Cruzes sai do Império do Divino Espírito Santo, na Praça Coronel Benedito de Almeida, sempre às 5h, entre os dias 12 a 20 de maio.

Na segunda-feira, dia 14, a procissão segue até o Cemitério São Salvador, localizado à Praça Antônio Nogueira, 101, bairro Centro, para a celebração da Santa Missa presidida pelo bispo diocesano.

Todos os dias, após a procissão, acontece o tradicional Café da Alvorada, que é servido no salão paroquial da Catedral Sant’Ana.

Missas Campais

Nos sábados, 12 e 19 de maio, às 15h, serão celebradas missas campais no espaço da quermesse, no Centro Municipal Integrado Deputado Maurício Najar (CMI). No primeiro sábado da festa, dia 12, a celebração eucarística será presidida pelo Pe. Michel dos Santos, administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Itaquaquecetuba. No dia 19, o Pe. Wally Soares da Silva, pároco da paróquia Cristo Redentor, em Itaquaquecetuba, é quem irá celebrar a Santa Missa.

Divino Verde – 6ª Caminhada Ecológica e 1ª Corrida do Divino

No sábado, dia 12, será realizada a Divino Verde, com 6ª Caminhada Ecológica e a 1ª Corrida do Divino, as duas com saída da na Avenida Cívica, no bairro Mogilar. A largada da prova de corrida será às 8h, e a caminhada às 8h10.

Mais informações, o regulamento e as inscrições para a corrida podem ser realizadas pelo site: (https://sites.minhasinscricoes.com.br/caminhadaecologicaecorridadodivino). Já para a caminhada não é necessário se inscrever.

Após a caminhada, os participantes participam do plantio de mudas no Parque Centenário.

Pentecostes e encerramento da Festa

E para celebrar o Pentecostes, dia da descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e encerrar a Festa do Divino Espírito Santo, no domingo, dia 20 de maio, a procissão sai às 16h30, e em seguida, a Santa Missa presidida pelo bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini, na Catedral Sant’Ana.

Após a celebração eucarística, acontece a cerimônia de incineração dos pedidos que foram depositados nas urnas do Império, e fechamento do mesmo.

Quermesse e Entrada dos Palmitos

A tradicional quermesse acontece entre os dias 10 a 20 de maio no Centro Municipal Integrado Deputado Maurício Najar (CMI). Sábados e domingos, a partir das 14h e dias da semana, a partir das 18h30.

Além das barracas típicas de comidas e bebidas, o espaço da quermesse traz uma programação cultural no palco central, com apresentações musicais.

A folclórica Entrada dos Palmitos é no sábado, dia 19 de maio. A concentração é na Rua Ricardo Vilela, na altura do nº 1200, e a saída do cortejo é às 9h e segue pelas ruas principais da região central de Mogi das Cruzes até a Catedral Diocesana.

Programação Novena Preparatória – 19h30 – Catedral Sant’Ana

11/05 – Dom Pedro Luiz Stringhini, bispo de Mogi das Cruzes, e concelebrada pelo Pe. Aleksandro Basseto Moreira, pároco da Paróquia São José Operário, em Mogi das Cruzes;

12/05 –  Dom Paulo Mascarenhas Roxo, Opraem, bispo emérito de Mogi das Cruzes;

13/05 – Pe. João Batista Ramos Motta, pároco da paróquia Santo Antônio, em Mogi das Cruzes;

14/05 – Pe. Antonio Carlos Fernandes, pároco da Paróquia Cristo Rei, em Mogi das Cruzes;

15/05 – Pe. Diogo Shishito dos Santos, reitor do Seminário Propedêutico Nossa Senhora do Socorro, e concelebrada pelos Pe. Wilson de Sales Pereira, vice-reitor do Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus e Pe. Carlos Duarte Guimarães, reitor do Seminário Menor São João XXIII;

16/05 – Pe. Leandro Machado Silvestre, pároco solidário da paróquia Santos Apóstolos, em Itaquaquecetuba;

17/05 – Pe. Claudio Antonio Delfino e concelebrada pelos Pe. Ezio Bellini e Pe. Lauro Donizeti Conceição, pároco e vigários paroquiais da Catedral Diocesana Sant’Ana, em Mogi das Cruzes;

18/05 – Pe. Antonio Carlos Alves de Menezes, pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, em Salesópolis;

19/05 – Pe. Frei Vasco Croccoli, pároco da Paróquia São Maximiliano Kolbe, em Mogi das Cruzes;

Missas no CMI – 15h

12/05 – Pe. Michel dos Santos, administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Itaquaquecetuba

19/05 – Pe. Wally Soares Silva, pároco da paróquia Cristo Redentor, em Itaquaquecetuba

Catedral Sant’Ana