Nossa Diocese | 90 anos de Dom Paulo

90 anos de Dom Paulo

No dia 12 junho, é aniversário natalício do nosso bispo emérito, Dom Paulo Mascarenhas Roxo, Opraem, que completa 90 anos. Para comemorar a data, a Diocese prepara uma solene celebração eucaristíca em Ação de Graças, às 19h30, na Catedral Sant’Ana.

Dom Paulo Mascarenhas Roxo, Opraem, é mineiro da cidade de São Geraldo e nasceu no dia 12 de junho de 1928. É religioso da Ordem Premonstratense (Opraem), professou os votos em 02 de fevereiro de 1952 e foi ordenado sacerdote no mesmo ano, em 20 de agosto, em Pirapora do Bom Jesus/SP, pelo então bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, Dom Paulo Rolim Loureiro.

Em 07 de dezembro de 1989, foi nomeado bispo para a Diocese de Mogi das Cruzes. A ordenação episcopal aconteceu no dia 28 de janeiro de 1990, em Jaú/SP, tendo como Sagrante Dom Carlo Furno, arcebispo titular de Abari e núncio apostólico no Brasil na época. Escolheu como lema episcopal “Ficai conosco Senhor” (Lc 24,29).

A posse canônica como terceiro bispo da Diocese de Mogi das Cruzes foi realizada no dia 11 de fevereiro de 1990, no Ginásio de Esportes da Universidade Braz Cubas. Como bispo diocesano, Dom Paulo Mascarenhas Roxo, Opraem, foi o responsável, entre as inúmeras atividades, pela organização do primeiro Plano Trienal de Pastoral que tinha como objetivo fortalecer a pastoral de conjunto; a reorganização da divisão das regiões pastorais; a mudança de local do Seminário Diocesano Sagrado Coração de Jesus (que ficava na Rua Ipiranga, onde, atualmente, está a Cúria Diocesana e a Residência Episcopal) para o Centro de Convivência Tabor, e assim, atender a demanda de seminaristas que crescia; e a criação da tradicional Festa do Seminário.

Também, durante o seu episcopado foi lançado o informativo diocesano “A Caminho” e a primeira versão da página na internet da Diocese. E em 1994, a Diocese sediou o Encontro da Juventude da Conferência Episcopal Latino Americana (CELAM) e o Encontro Nacional dos Presbíteros e Diáconos Negros. Em 1999, no dia 26 de dezembro, deu início às comemorações do Ano Jubilar pelo Segundo Milênio da Encarnação de Jesus Cristo, proclamado pelo então Papa João Paulo II (São João Paulo II), e em 27 de julho de 2000, decretou a abertura do 1º Sínodo Diocesano, com o tema “O Espírito fala às Igrejas”, na carta aos fiéis, Dom Paulo Mascarenhas Roxo, Opraem, destacou os momentos pelos quais a Igreja e o país passavam, como a chegada do Novo Milênio, os 500 anos de evangelização no Brasil e o desafio de ser Igreja. Criou quatro novas paróquias: Paróquia Pessoal São Maximiliano Kolbe (Mogi das Cruzes), Paróquia Nossa Senhora das Graças (Itaquaquecetuba), Paróquia Territorial São Maximiliano Kolbe (Mogi das Cruzes) e a Paróquia São Francisco de Assis (Suzano). Trabalhou para que a Diocese tivesse um colégio católico, que aconteceu em 26 de setembro de 2003, com a fundação do Colégio Diocesano Paulo VI.

Em junho de 2003, ao completar 75 anos, e conforme determina o Código de Direito Canônico pediu renúncia para atuar apenas como bispo emérito. E até a nomeação de um novo bispo diocesano, que aconteceu em 04 de agosto de 2004, desempenhou a função de administrador diocesano.

Fonte: “1962 – 2012 Diocese de Mogi das Cruzes – 50 anos de história”, de Delcimar Bessa-Ferreira

Catedral Diocesana Sant’Ana Praça Coronel Benedito de Almeida, s/nº - bairro: Centro - Mogi das Cruzes

Tel: 2312-6007