Nossa Diocese | Beato Pe. Eustáquio

Beato Pe. Eustáquio

A Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Poá, recebeu na manhã desta terça-feira, dia 21, o responsável pela postulação da causa de canonização do beato Pe. Eustáquio, Pe. David Reid. Diretamente de Roma, o sacerdote veio conhecer a cidade onde o religioso atuou por seis anos e atraiu multidões interessadas em receber bênçãos e graças.

Acompanhado dos padres Reginaldo Martins da Silva e José Francisco Correia Pacheco, respectivamente, párocos das Igrejas Nossa Senhora de Lourdes, na região central, e Nossa Senhora de Fátima, em Calmon Viana, Reid veio de São Paulo com outro sacerdote, o Pe. Luiz Antônio da Silva, da Paróquia Santo Emídio, da Vila Prudente, na capital. Ambos pertencem a Congregação dos Sagrados Corações, mesma ordem religiosa de Pe. Eustáquio.

O postulador conheceu o Museu Pe. Eustáquio, mantido pela Igreja Matriz. Visitou a exposição sobre os 75 anos de falecimento do vigário holandês, organizado pelo grupo Amigos do Museu Padre Eustáquio. Fotos, documentos, vídeos e itens inéditos compõem a mostra que termina no dia 30 deste mês, junto à festa dedicada ao beato.

Em seguida, Reid seguiu para conhecer a Matriz, que completou 100 anos de fundação no ano passado. O sacerdote irlandês viu de perto a relíquia que está exposta no altar, um pedaço do osso da costela de Padre Eustáquio. Todas as igrejas por onde o religioso atuou possuem relíquias diferentes.

Os anfitriões, também, levaram os visitantes para conhecer a estátua dedicada a Padre Eustáquio, localizada no centro da cidade e também visitaram as fontes Áurea e Primavera para provar da água mineral, uma vez que Poá é Estância Hidromineral.

Pela primeira vez no Brasil, Reid afirmou que ficou muito satisfeito com a acolhida do povo poaense e, também, feliz que a devoção dos fiéis ainda é muito presente na região. Na agenda do postulador, ainda consta uma visita a Belo Horizonte (MG), última cidade onde Pe. Eustáquio exerceu o sacerdócio antes de falecer, em 30 de agosto de 1943.

Sobre o processo de canonização, Pe. Reid disse que segue ainda em análise no Vaticano e pediu para que os fiéis continuem em oração para que em breve Pe. Eustáquio possa ser proclamado santo pelos católicos.

Texto e fotos: Delcimar Ferreira - Paróquia Nossa Senhora de Lourdes

Pe. David Reid
Da esquerda para a direita: Pe. Reginaldo Martins da Silva, Pe. José Francisco Correia Pacheco, Pe. Luiz Antônio da Silva e Pe. David Reid