Nossa Diocese | Familiares de Pe. Eustáquio visitam a paróquia

Familiares de Pe. Eustáquio visitam a paróquia

No dia 23 de agosto, a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Poá, recebeu a visita dos familiares de Pe. Eustáquio. A comitiva de oito holandeses chegou pontualmente às 10 horas, no Paço Municipal, primeira parada da visita. Em seguida, seguiram para o local onde está a estátua de Pe. Eustáquio, na região central, e mais alguns pontos turísticos.

Seguindo o roteiro preparado pela Paróquia, os holandeses conheceram o Reino da Garotada, instituição social que atende crianças e adolescentes há mais de 70 anos e fundada por um padre, também, de origem holandesa, Simon Switzar, que veio depois da saída de Pe. Eustáquio, em 1941. Nas oficinas profissionalizantes de tapeçaria, mecânica, informática, corte e costura e panificação, entre outros, conversaram com alunos e professores.

A última parada foi na Igreja Matriz e no Museu Pe. Eustáquio, onde eles tiveram a oportunidade de conhecer peças que recordam a memória do beato como a relíquia que está no altar, o busto dedicado ao primeiro pároco, a gruta Nossa Senhora de Lourdes e alguns objetos pessoais dele que estão sendo mostrados na exposição “75 anos de Saúde e Paz”, que fica em cartaz até o dia 30 de agosto. “Os poaenses estão de parabéns pelo belo trabalho que vem fazendo. Para nós é motivo de muito orgulho ver tanta dedicação e carinho à memória de Pe. Eustáquio”, resumiu o sobrinho Will van den Boomen. Além de Will, estiveram presentes a esposa Joke, Jan e Truus Overbeek, Jan e Tiny van Eijk e Hans e Francien Verbruggen, familiares e amigos. Na mesma semana, o padre responsável pela postulação da causa de canonização de Pe. Eustáquio, David Reid, também, esteve em Poá e veio diretamente de Roma para conhecer mais a cidade onde o beato atuou por seis anos.

Filme

No domingo, dia 26 de agosto, outro grupo da Holanda esteve em Poá. Trata-se de uma equipe de filmagem que veio até a Igreja Matriz para registrar imagens da missa dedicada ao beato, para compor um documentário. O objetivo é captar cenas de cada uma das cidades por onde Pe. Eustáquio passou quando esteve no Brasil.

Informações e foto: Delcimar Ferreira