Home

Nossa Diocese | Ordenação diaconal

Neste sábado, dia 05, às 9h, a Diocese de Mogi das Cruzes celebra a Ordenação Diaconal dos candidatos ao diaconato permanente Edson da Silva Medeiros, Geraldo de Paula Carraça e Gragan Ferreira de Araújo, pela imposição das mãos e prece consecratória do bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini, na Catedral Sant’Ana, localizada na Praça Coronel Benedito de Almeida, s/nº, em Mogi das Cruzes.  

 

Neste caso, eles serão ordenados diáconos permanentes, que pode ser conferido a homens casados e constitui um enriquecimento para a missão da Igreja e cumprem um ministério verdadeiramente diaconal, quer na vida litúrgica e pastoral, quer nas obras sociais e caritativas, segundo o Catecismo da Igreja Católica.    

 

Diaconato  

 

Ainda, de acordo com o Catecismo da Igreja Católica, o Diácono é o primeiro grau do sacramento da Ordem da Igreja Católica, ocupa-se, sobretudo, do âmbito caritativo (diaconia), coloca-se a disposição para servir. Participa de modo especial na missão e na graça de Cristo e cabe ao diácono, entre outros serviços, assistir o Bispo e os padres na celebração dos divinos mistérios, sobretudo a Eucaristia (mas não celebra a missa, que é a Celebração Eucarística, está apto apenas para a Celebração da Palavra), distribuir a Comunhão, assistir ao Matrimônio e abençoá-lo, proclamar o Evangelho e pregar, presidir funerais e consagrar-se aos diversos serviços da caridade.  

 

E há o diaconato transitório e o permanente, transitório é quando depois de mais alguns meses de preparação, os diáconos recebem a Ordenação Sacerdotal e se tornam padres. E permanente, que é conferido aos homens leigos.    

 

Catedral Sant’Ana

Praça Coronel Benedito de Almeida, s/n – bairro: Centro – Mogi das Cruzes/SP

Tel: (11) 2312-6007