Palavra do Bispo | Fé e Missão

Fé e Missão

A Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes é uma vibrante, calorosa e envolvente manifestação de fé, devoção e religiosidade. É o retrato da alma do povo mogiano. É a Festa de Pentecostes celebrada com a intensidade das cores, brilho, vivacidade, alegria e fraternidade. São momentos intensos de encontro, sorrisos, música, saudade e emoção. Tem reza e devoção, império e sub-impérios, coroas e novena, alvorada e procissão!

A festa valoriza a riqueza cultural e religiosa das tradições e do folclore do Alto Tietê. O povo participa manifestando publicamente sua fé. Milhares de voluntários e voluntárias trabalham para que a festa aconteça. Fé de quem celebra, missão de quem trabalha! Fé e Missão se completam, conforme o lema da Festa 2019: Divino Espírito Santo, renove a nossa fé e a transforme em missão! Missão feita de oração, amor, trabalho e evangelização. A fé é renovada quando a missão é abraçada.

Viva o Divino Espírito Santo! É o grito que prorrompe espontâneo e entusiasta unindo fé, oração e serviço generoso em benefício do próximo. Todos trabalham para o bem de todos e para a alegria das dezenas de milhares de devotos e turistas. O apóstolo Paulo explica: “há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo; diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo; diversos modos de ação, mas é o mesmo Deus que realiza tudo em todos” (1Cor 12,4-6).

Na diversidade de carismas e de serviços, os voluntários, verdadeiros trabalhadores da vinha do Senhor, semeiam amor e colhem alegria, quais generosos frutos emanados do providente e paterno coração de Deus. Assim, a fé renovada e transformada em missão faz da Festa do Divino, há quatro séculos, um espetáculo de amor, beleza e esplendor.

A Igreja diocesana agradece a Deus, rogando que abençoe a todos: as famílias, os pobres, os doentes, os falecidos. E que, pela intercessão de Maria, Mãe da Igreja, o Espírito Santo ilumine os corações dos devotos e renove a face da Terra!

Dom Pedro Luiz Stringhini

Bispo diocesano