Home

Palavra do Bispo | Assembleia Diocesana - 04/10/2014

Assembleia Diocesana - 04/10/2014

7º Plano de Pastoral. Completa um ano de sua promulgação. É instrumento de orientação, comunhão e unidade. Seu objetivo é proporcionar maior eficiência na ação evangelizadora da Igreja diocesana. Para conhecer a realidade social, o plano apresenta dados referentes aos dez municípios do Alto Tietê que compõem a diocese. São indicadores sociais para leitura e análise da realidade. Depois, apresenta uma iluminação bíblico-teológica da evangelização. O Plano destaca quatro prioridades: evangelização da juventude, família, formação bíblico-catequética e serviço aos pobres, na defesa da vida e na edificação de uma sociedade justa e solidária.

 

Paróquias e Comunidades. A diocese conta com cinqüenta e três paróquias, três quase-paróquias, cinco áreas pastorais e mais de trezentas comunidades. Nelas, a evangelização é animada pelas pastorais, movimentos, associações, organismos e instituições da diocese. É o povo de Deus dando seu testemunho de fé, participação e colaboração. São crianças, jovens, casais, idosos que trazem no sorriso as marcas da alegria e da esperança, capazes de superar situações adversas de sofrimento, doenças, injustiças e abandono, animados pela luz do Espírito Santo.

 

Festa diocesana - Evangelizai! Será celebrada, pela segunda vez, na solenidade de Cristo Rei. Este ano de 2014, será no Centro Municipal Integrado, em Mogi, de 09 às 13 horas, tendo como lema: Com a Mãe Aparecida, celebramos Cristo Rei! A celebração será iniciada com a acolhida da imagem peregrina de N. Sra. Aparecida, vinda do santuário nacional de Aparecida. Será celebrado também o 27º aniversário da pastoral da criança diocesana.

 

Ministérios ordenados. Em 2013, foram ordenados 10 sacerdotes e 6 diáconos permanentes. Em 2014, foram cinco sacerdotes e um diácono permanente. Em 31 de janeiro de 2015, na Paróquia Santos Apóstolos, serão ordenados seis diáconos transitórios. A pastoral vocacional prepara o ingresso de candidatos ao seminário menor diocesano São João XXIII e para o propedêutico, o seminário Nossa Senhora do Socorro. Hoje, as três casas contam com 45 seminaristas.

 

Faculdade de Filosofia e Teologia Paulo VI. Vem se esforçando para crescer na qualidade de ensino e no número de alunos, oferecendo cursos, de manhã e à noite, de bacharelado em filosofia e teologia e licenciatura em filosofia. Em agosto, os visitadores do Ministério de Educação e Cultura (MEC) constataram o bom nível dos professores, reconheceram o esforço da diocese, vislumbraram boas perspectivas de futuro e conferiram nota máxima (cinco), entendendo que a Faculdade presta um serviço à sociedade, oferecendo o que lhe é específico.

 

Projetos e construções. Em 2014, foi concluída a reforma do edifício que agora abriga o Museu do Divino (atrás da catedral). Está em fase de conclusão a construção do seminário menor (atrás da cúria) e em fase inicial o restauro da capela N. Sra. dos Remédios (Mogi). Foram adquiridos quatro imóveis (casas paroquiais) na periferia. A Faculdade Paulo VI está recebendo novas grades de proteção em lugar do velho muro e está prevista, a partir do final deste ano, a construção de novas dependências: novo salão e novas salas. O projeto e a construção está sob a coordenação do Pe. Dorival.

 

Um avanço verificado em 2014 foi a abertura da Escola da cidadania. Uma demanda, infelizmente ainda não atendida é a pastoral da pessoa idosa, ficando o compromisso de articular essa pastoral o quanto antes. Seria bom também aferir se o esforço de expansão missionária e, à luz do documento de Aparecida, Evangelii Gaudium, diretrizes da CNBB, Plano pastoral, outros documentos, busca de uma pastoral de conjunto, tem (ou não) contribuído para diminuir a evasão de católicos na diocese. A partir desse ano, a diocese conta ainda com duas casas das irmãs da Fraternidade dos Pobres de Jesus (uma em Ferraz de Vasconcelos e outra em Mogi das Cruzes).

 

Grandes celebrações. O povo do Alto Tietê celebra com entusiasmo e devoção a tradicional Festa do Divino, em que o povo expressa sua religiosidade participando nas novenas, procissões, alvoradas, quermesses. Na festa de Mogi das Cruzes passaram cerca de trezentas mil pessoas. Houve peregrinações ao santuário mariano de Aparecida por parte dos padres, dos seminaristas e de diversas paróquias. O Movimento da Mãe Rainha congregou, em Atibaia, cerca de três mil pessoas. Em Suzano, aconteceu, como já se faz há vários anos, a Festa Nordestina e, pela primeira vez, no último domingo de agosto, a celebração do Dia da Família. O seminário diocesano realizou, no Tabor, sua 15ª. festa. A celebração de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, acontecerá em todos os municípios, em todas as paróquias.

 

A assembleia extraordinária do Sínodo dos Bispos terá abertura no dia 05 de outubro, em Roma. Conclui-se no dia 19 de outubro. Neste mesmo dia, Domingo das Missões, o papa Francisco fará a beatificação do papa Paulo VI, o Papa que instituiu o Sínodo dos Bispos na Igreja de rito latino, em 1965, a pedido dos Padres Conciliares.

 

O tema da assembleia extraordinária do Sínodo é conhecido: “Os desafios Pastorais da Família no Contexto da Evangelização”. Convocada pelo papa Francisco, a Igreja se interroga sobre como realizar a evangelização da família nos atuais contextos desafiadores que ela vive. Muitas serão as questões abordadas, como podem ver no Instrumento de Trabalho (Instrumentum laboris) do Sínodo. Pode-se conferir também no site http://www.arquidiocesedesaopaulo.org.br.

 

As comunidades, especialmente nas missas dominicais, são convidadas a rezar pelo Sínodo e acompanhar com vivo interesse o desenrolar desta assembleia. Os Meios de Comunicação ligados à Igreja transmitirão abundante informação sobre esse evento eclesial.  

No mês de outubro celebra-se também a Semana Nacional pela Vida (dias 01 a 08) e o Dia do Nascituro (08 de outubro), por iniciativa da CNBB. O foco é a valorização da vida humana e da vida em geral, tantas vezes desprezada ou ameaçada. Dia 8 de outubro, na Catedral de Santana (Mogi das Cruzes), 19:30 horas, a missa da novena de N. Sra. Aparecida, presidida pelo bispo, será também em favor do respeito aos nascituros, ressaltando a alegria da acolhida da vida nascente.

 

No dia 25 de outubro, em São Paulo, na Catedral da Sé, às 10h00, acontece a beatificação de Madre Assunta Marchetti, co-fundadora das Irmãs Missionárias Carlistas (Scalabrinianas), que nasceu na Itália, mas veio ao Brasil em 1895 e faleceu em São Paulo em1948. Dedicou a sua vida aos pobres, aos doentes e às crianças. Foi uma grande testemunha do Evangelho de Jesus Cristo em São Paulo.

 

Oração pela beatificação e canonização de Dom Luciano Mendes de Almeida: Ó Deus, fonte de vida e santidade, nós vos louvamos e bendizemos pelas virtudes com que ornastes Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida, especialmente o amor aos pobres, a disponibilidade para servir e o empenho na defesa da vida e da dignidade humana. Para vossa maior glória, dignai-vos elevar esse vosso servo à honra dos altares e concedei-nos, por sua intercessão, as graças que vos suplicamos. Amém!

 

 

Dom Pedro Luiz Stringhini

Bispo diocesano

Mogi das Cruzes, 03 de outubro de 2014