Palavra do Bispo | Faculdade de Filosofia e Teologia Paulo VI

Faculdade de Filosofia e Teologia Paulo VI

Mogi das Cruzes, 13 de novembro de 2014.

Ref.: Faculdade de Filosofia e Teologia Paulo VI.

Caros padres (párocos, administradores, vigários)!

Caros diáconos!

A Faculdade de Filosofia e Teologia Paulo VI, da Diocese de Mogi das Cruzes, tem se esforçado para colaborar na formação dos seminaristas diocesanos e religiosos, dos futuros diáconos, leigos e leigas, interessados no estudo de filosofia e teologia. A intenção, mais adiante, é abrir também o curso de História.

Queremos estreitar sempre mais os laços entre essa instituição de ensino e as paróquias e comunidades da Diocese de Mogi das Cruzes. As iniciativas de cooperação mútua, realizadas num passado não muito distante, por meio dos cursos de extensão, enriqueceram muito a todos, principalmente o corpo docente, através da colaboração oferecida na formação permanente do clero e dos fiéis leigos, nas paróquias e regiões pastorais.

A presença de leigos nos cursos regulares de filosofia e teologia constitui parte do valioso patrimônio construído em conjunto. Com a chegada, há dois anos, do novo bispo diocesano, deu-se a mudança da sede da Faculdade para o atual endereço, fazendo renascer a esperança que é possível ‘avançar para águas mais profundas’. Manifestamos aqui o nosso desejo de sempre recomeçar.

A Faculdade é um precioso patrimônio cultural da diocese e está a serviço da sua missão evangelizadora. Com este propósito, colocamo-nos à disposição de todos e pedimos que cada pároco e os demais padres e diáconos incentivem e motivem os leigos a se interessarem pelo aprofundamento acadêmico, especialmente através do que especificamente a diocese oferece por meio da Faculdade de Filosofia e Teologia Paulo VI.

Nesse escopo, comunicamos que a Faculdade realizará, no dia 07 de dezembro de 2014, a prova do vestibular de filosofia e teologia para o ingresso no primeiro semestre de 2015, nos períodos diurno e noturno. Após esta data, as provas poderão ser feitas por agendamento, até o dia 10 de fevereiro de 2015. Pedimos que divulguem a todos, despertando nos fiéis leigos e leigas, religiosos e religiosas, o desejo de ingressarem no curso universitário. As inscrições podem ser feitas na própria Faculdade e outras informações podem ser obtidas pelo telefone 4790 5660.

Além disso, em breve divulgaremos o início da escola de formação para leigos, que será implantada a partir de fevereiro de 2015, em parceria da Faculdade com a comissão diocesana de catequese.

Sem mais, apresentamos aos senhores padres e diáconos nossos sentimentos de gratidão e unidade.

Fraternalmente, em Cristo,

Bispo Diocesano