Palavra do Bispo | Mensagem da Diocese de Mogi das Cruzes

Mensagem da Diocese de Mogi das Cruzes

“Não haverá danos nem mortes por todo meu santo monte”

(Is 11,9a)

É tempo do advento! Tempo de preparar e esperar o nascimento de nosso Senhor Jesus Cristo, trazendo PAZ aos nossos corações e ao povo de nossas cidades. Tempo de esperança, pois “nos seus dias, a justiça florirá e haverá paz em abundância para sempre” (Sl 72,7).

Enquanto a Palavra de Deus proclamada na liturgia convida a acreditar num mundo novo onde não haverá nem danos e nem mortes, assistimos, atônitos, a uma sequência de notícias de violência, desde a chacina ocorrida há menos de duas semanas, na Vila Natal, até a série de assassinatos dos últimos dias.

São fatos que expõem a dolorosa realidade em que vida é brutalmente desrespeitada. O sentimento é de profunda tristeza, indignação e frustração. Onde temos falhado? É momento de reflexão para a Igreja, as demais forças da sociedade, os governantes, os homens e mulheres de bem.

As estatísticas não bastam, não consolam o coração das famílias que tem seus membros incluídos no número oficial das vítimas da violência. Mas é confortante ver a solidariedade dos parentes, vizinhos e da comunidade toda envolvida, na amizade e na oração, com a dor dos familiares.

Deus ama e dá gratuitamente a vida a cada ser humano; não é sua vontade que a vida de um jovem, de um morador de rua, de uma trabalhadora, de um membro de nossas comunidades, seja violenta e repentinamente ceifada. A vida é o maior e mais precioso dom; tem que ser sempre valorizada e defendida.

Em oração, pedimos a Deus que, em sua infinita misericórdia, no céu, recompense as vítimas com tudo aquilo que o mundo lhes roubou na terra; console e alivie o sofrimento de suas famílias; toque o coração dos que praticam o mal; inspire os construtores da paz, oriente os que tem dever de zelar pela segurança da população.

A diocese de Mogi das Cruzes se solidariza com as famílias, amigos e comunidades que choram a perda destes irmãos e irmãs. Para a comunidade da Vila Suissa, abalada com a morte da querida irmã Maria Aparecida, a Dedé, consola-nos a certeza de que, assim como ela cantava nas missas da paróquia São Benedito, cantará eternamente a mais bela das melodias para o seu e nosso Senhor Jesus.

Bispo diocesano

Mogi das Cruzes, 04 de dezembro de 2014