Palavra do Bispo | Homilia

Homilia - Solenidade de Sant’Ana e São Joaquim

26 de julho de 2021

1. São Joaquim e Sant'Ana

Avós de Jesus. Sendo pais de Maria, ofereceram ao Criador o dom mais precioso e mais valioso, isto é, a mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo. Padroeiros de tantas paróquias e igrejas. Sant’Ana é padroeira de tantas Diocese. Entre nós, Sant’Ana é a nossa padroeira: da Catedral / Cidade / Diocese. Grande exemplo de vida, é nossa constante referência, patrona, intercessora e fonte de inspiração.

2. A 1ª. Leitura (Eclo 44,1.10-15) mostra que a sabedoria bíblica ilumina o povo de geração em geração (os antepassados / a descendência e os descendentes / as gerações com filhos e netos

É a sabedoria que exalta as virtudes dos sábios, nossos antepassados. Eles são: homens de MISERICÓRDIA, capazes de realizar gestos de BONDADE; sua descendência vive na FIDELIDADE às alianças; sua SABEDORIA é proclamada. E sua GLÓRIA jamais se apagará e a assembleia vai celebrar o seu LOUVOR.

3. O evangelho (Mt 13,16-17) proclama uma verdadeira bem-aventurança Felizes sois vós porque vossos olhos vêem e vossos ouvidos ouvem” (v. 16). O vocábulo makarioV - FELIZ / BEM-AVENTURADO.

Aparece em Mateus:

- nas bem-aventuranças – Mt 5,3-13 – felizes os pobres, os mansos, os aflitos, os que têm fome e sede de justiça, os misericordiosos, os puros de coração, os construtores de paz, os perseguidos por causa da justiça;

- também em 11,6 (quem não se escandaliza) – 16,17 (Simão) – 24,26 (servo vigilante)

Ocorre em Lucas:

- aplicada a Maria: feliz a que acreditou (Lc 1,45); felizes as entranhas que te trouxeram e os seios que te amamentaram (Lc 11,27);

- palavras de Jesus: felizes antes os que ouvem a palavra de Deus (Lc 11,28);

4. A VOCAÇÃO (Ef 4,1-6): Eu vos exorto a caminhardes de acordo com a vocação que recebestes

Celebrar os avós de Cristo é estímulo a caminhar segundo a vocação cristã católica. Uma expressão de fé celebrada há 460 anos (na festa da padroeira da Vila e depois Cidade/Município, da capela (depois matriz e catedral – portanto Diocese) só pode ser estímulo a que Mogi das Cruzes persevere e mantenha-se fiel a tais valores cristãos e católicos, refletidos nessas duas festas – a do Divino Espírito Santo e a de Sant’Ana).

Joaquim e Ana são pessoas verdadeiramente guiadas pelo Espírito Santo, conforme as mesmas palavras de São Paulo (2ª. Leitura): “há um só Corpo e um só Espírito, como também uma só esperança à qual fostes chamados”. Trata-se do Corpo de Cristo que é a Igreja (Ele é a cabeça e nós somos os membros). A esperança é a força proveniente da fé e que impulsiona a caridade.

5. A missão da Igreja pela ação do Espírito Santo

“Pela árvore é que se conhece os frutos!”. “Bendito é o fruto do teu ventre!”. Jesus é o bendito fruto do ventre de Maria; Maria é o bendito fruto do ventre de Sant’Ana. Deus preparou o coração de Sant’Ana e São Joaquim pelo milagre da concepção e nascimento da Virgem Maria – o milagre do amor de Deus. Sant’Ana e São Joaquim oferecem Maria à humanidade; Maria oferece seu filho Jesus Cristo; o qual, por sua vez, sendo unigênito de Deus, se oferece, entregando sua vida. Ao entregar seu espírito, vivifica a Igreja, sinal vivo de sua presença e da presença do Reino de Deus.

Felizes os que, como São Joaquim e Sant’Ana, trilham os caminhos da sabedoria e do temor de Deus, tornando-se pessoas de misericórdia e generosos em gestos de bondade, dando um bom testemunho, no matrimônio, na educação dos filhos, no trabalho e na religião;

Felizes a cidade, o município e a diocese de Mogi das Cruzes, tendo Sant’Ana como padroeira e intercessora, celebrando cada ano, nas tradicionais festividades, as graças e benefícios que Deus em sua bondade constantemente concede por sua gloriosa intercessão;

Felizes os fieis da Catedral de Mogi das Cruzes (com seu pároco, vigário, festeiros, irmandade). Neste templo santo, sob o patrocínio Sant’Ana, Deus derrama suas bênçãos sobre esta cidade e nossa diocese;

Felizes os que, seguindo o exemplo de Sant’Ana, trilham os caminhos do bem e da santidade, firmes na fé, perseverantes na oração e solidificados pela sabedoria provinda da Palavra de Deus presente na Sagrada Escritura e Tradição da Igreja;

Peçamos a intercessão de Sant’Ana e São Joaquim pelo fim da pandemia (rezando pelos falecidos, pelos doentes e pelos profissionais de saúde). Intercedam esses santos também pelas famílias e pelo nosso País. De modo especial, continuem intercedendo pelos avós, pela pastoral da pessoa idosa, por todos os idosos, pela nossa Diocese e por toda a Igreja. Amém.

Mogi das Cruzes, 26 de julho de 2021