Home

Palavra do Bispo | Homilia

Homilia

Reconhecimento da Associação Privada de Fiéis Comunidade Católica Palavra Viva

03 de agosto de 2021

 

Anunciar Jesus Cristo ao Mundo

 

CONTEXTO DA EVANGELIZAÇÃO NO MUNDO CONTEMPORÂNEO

 

As Novas Comunidades no contexto da Nova Evangelização, no Pontificado de São João Paulo II, seguindo sua inspiração espiritual e diretiva pastoral de conduzir a Igreja “rumo ao terceiro milênio”, levando-a “avançar para águas mais profundas”. Seu zelo pastoral em “ouvir o que o Espírito diz à Igreja”, permitiu o surgimento e o reconhecimento de tantas Novas Comunidades, grande parte delas nascidas e desenvolvidas a partir da inspiração de fiéis leigos e leigas. Uma delas é a Comunidade Católica Palavra Viva.

 

A Diocese de Mogi das Cruzes também é agraciada com a presença dessas múltiplas expressões de vida eclesial na, dentre elas a CCPV. Uma história que passa por uma primeira etapa pela presença da casa de Poá, e um retorno, com a aquisição da chácara no Município de Mogi, a licença para a implantação da sua Escola de Formação no território da Diocese de Mogi das Cruzes (concedida à CCPV em 23 de outubro de 2018), o início da comunidade em Salesópolis (2020), que culminou no ano sabático e no reconhecimento diocesano em Mogi das Cruze (2021), oficializando a transferência da sede canônica da Arquidiocese de Diamantina-MG para a Diocese de Mogi das Cruzes-SP, tendo consultado o Arcebispo de Diamantina e o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, órgão da Cúria Romana competente para as Associações de Fiéis.

 

Objetivo geral: Anunciar Jesus ao mundo se desdobra em três grandes programas:

Evangelizar preferencialmente jovens e famílias, segmentos da sociedade ao mesmo tempo basilares e fragilizados;

Defender firmemente o depósito da fé, isto é, as verdades da fé, a partir da profissão de fé;

Em total obediência à Igreja Particular, ao Magistério da Igreja e ao Santo Padre, Supremos Pastor”;

É assim que a Associação Privada de Fiéis Comunidade Católica Palavra Viva deseja, através de seus membros, servir à nossa Igreja diocesana, promovendo a comunhão com o Bispo Diocesano e seu presbitério. Bem-vindos a este serviço. A Diocese de Mogi agradece e os acolhe, com alegria e esperança.

 

CONTEXTO DO MANDADO DE CRISTO (AOS APÓSTOLOS E A PAULO)

 

A Palavra de Deus desta eucaristia pela evangelização dos povos é propícia tanto pelas palavras de Cristo Ressuscitado, no final do Evangelho de São Marcos, enviando ao mundo seus apóstolos, no momento da Ascensão, quanto na descrição entusiasta que o apóstolo Paulo faz de sua missão de EVANGELIZAR.

 

Evangelho (Mc 16,15-20): Proclamai o Evangelho

- Ide por todo o mundo, proclamai o Evangelho a toda a criatura. Aquele que crer e for batizado será salvo.

- Sinais: expulsar demônios, falar línguas, pegar em serpentes, impor as mãos (curar) sobre os enfermos.

- Saíram a pregar (ekêryksan), confirmando a Palavra por meio de sinais.

 

Primeira Leitura (1Cor 9,16-23): Anunciar Jesus Cristo!

- anunciar o Evangelho é uma necessidade que se me impõe.

- Ai de mim se eu não anunciar o Evangelho!

- anunciando o evangelho, eu o faço gratuitamente (desempenhando um encargo que me foi confiado), sem usar direitos que a pregação do evangelho me confere;

- fiz-me servo de todos (judeus e sujeitos à Lei / sem Lei / fracos). Tornei-me tudo para todos, a fim de salvar alguns a todo custo. 

- (tudo isso) por causa do Evangelho, para dele me tornar participante.

 

INSTRUMENTO DE EVANGELIZAÇÃO E MISSÃO

 

Pelos frutos é que se conhece a árvore (Lc 6,44)

- toda árvore boa dá bons frutos, mas a árvore má dá frutos ruins (Mt 7,17)

- não há árvore boa que dê frutos maus, e nem árvore má que dê frutos bons (Lc 6,43 / Mt 7,18).

A CCPV já provou pelos frutos que é uma árvore boa. E que toda árvore boa precisa ser podada (como a pedra preciosa precisa ser burilada). E toda árvore para ser resistente tem que enfrentar as intempéries (ventos e tempestades, frio e calor, calmarias e mares revoltos).

Verificou-se também o quanto o carisma da comunidade - anunciar Jesus ao mundo – se enriquece pela diversidade de carismas na comunidade. Ressalte-se que o fato de uma comunidade inserida no Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida tenha suscitado diversas vocações sacerdotais. Importante ressaltar ainda o caráter católico (universal) e missionário da Igreja. Haja vista a presença em diversos países

 

Mundo hostil feito de pessoas sedentas da verdade (carentes de Deus)

- “eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Por isso, sede prudentes como as serpentes e simples como as pombas” (Mt 10,16);

- o cristão como sinal de contradição: “não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos, renovando vossa mente, discernindo qual é a vontade de Deus, o que é bom, agradável e perfeito” (Rm 12,2)

- conversão: “renovai o vosso espírito e a vossa mentalidade. Revesti o homem novo, criado à imagem de Deus, em verdadeira justiça e santidade” (Ef 4,24);

 

A alegria do Evangelho e a esperança cristã

- contra toda a esperança, (Abraão) acreditou na esperança (Rm 4,18). E a “esperança que não decepciona” (Rm 5,5).

- A Diocese de Mogi das Cruzes sai enriquecida dessa celebração em que acolheu a oferta de uma renovada força evangelizadora. Queremos atingir a todos em todos os lugares. Com audácia e perseverança! Unidos somos mais fortes. Unidos no trabalho e na oração! No caminho e a caminho, os pés nos levam ao encontro do outro, do próximo, das pessoas, especialmente de quem necessita, os pobres, os contritos de coração. Na oração, é o silêncio que conduz a Deus e ao verdadeiro amor – amor a Deus e ao próximo. Oração silenciosa e pessoal irrompe no louvor e ação de graças da oração litúrgica da comunidade cristã.  

- Com Santo Agostinho queremos rezar: “grande és Tu, Senhor, e infinitamente digno de ser louvado; grande é Teu poder e incomensurável Tua sabedoria, porque nos fizestes para Ti e nosso coração está inquieto enquanto não encontrar em Ti descanso, quem me dera descansar em Ti, quem me dera que viesses ao meu coração. Meu único bem. Tem piedade de mim, não queiras esconder-me de Teu rosto.” 

 

AMÉM!

 

Dom Pedro Luiz Stringhini

03 de agosto de 2021