Home

Palavra do Bispo | Homilia

Homilia

ORDENAÇÃO DIACONAL DE RENATO MUNIZ DA SILVA

 

Comunidade Católica Palavra Viva – Diocese de Mogi das Cruzes – Diocese de Bayonne, Lescar et Oloron

 

“CONSAGROU-ME PARA LEVAR A BOA NOVA AOS HUMILDES” (Is 61,1)

 

Eis o lema escolhido pelo diácono eleito RENATO MUNIZ DA SILVA para iluminar com a Palavra de Deus a sua ordenação diaconal. É a você, caro filho, que em primeiro lugar saúdo, em profunda ação de graças por este momento que Deus, em sua infinita bondade, concede a todos nós aqui reunidos. Rendo graças também pela alegria que tenho em atender ao pedido de MONSENHOR MARC AILLET, bispo da Diocese de Bayonne, Lescar et Oloron (França), que deveria estar lhe ordenando, aqui ou na Diocese de Bayonne, onde você será incardinado. Minha saudação fraterna ao Mons. Marc Aillet.

 

Saúdo ao fundador e moderador geral da Associação Privada de Fiéis Comunidade Católica Palavra Viva, Sr. Alysson Norberto da Costa, bem como os membros do Conselho Geral, sacerdotes, consagrados/as, seminaristas, irmãos e irmãs.

 

 Saúdo aos que estão presentes na Catedral de Sant’Ana de Mogi das Cruzes e os que acompanham pelas redes sociais, no Brasil, na França e em outros lugares.

 

 

1. Diaconado: Sacramento do Serviço

 

Sabemos que diácono (diakonoV) significa servidor e diakonia (diakonia) se traduz por serviço, que a Igreja denomina ministério.  O serviço é a marca de Cristo e do cristão. Servir é tão fundamental e vital que a Igreja faz dele um sacramento. E institui ministros ordenados, entre eles os diáconos, para presidi-los em seu nome.

 

Pela invocação do Espírito Santo e a imposição das mãos, Renato tornar-se-á ministro ordenado para o serviço a Cristo e à Igreja, em favor do povo de Deus, recordando o que disse Jesus: “O Filho do Homem não veio para ser servido mas para servir”. “Estou no meio de vós como aquele que serve”. “Quem quiser me servir que me siga”. E quem segue Jesus o faz para servir o próximo e para ser enviado por Ele em missão onde for necessário.

 

Na ordenação, o diácono recebe a estola, símbolo do serviço, lembrando a toalha (ou avental) com que Cristo, na última ceia, se cingiu para lavar e enxugar os pés dos apóstolos. “Dei-vos o exemplo para que, como eu vos fiz, também vós o façais ... Se compreenderdes isto e o praticardes, felizes sereis” (Jo 13,15.17). Pois “nisto conhecereis que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns pelos outros” (Jo 13,35). Permanecei no meu amor ... para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena” (Jo 15,9.11). As palavras de Cristo são bem-aventuranças reservadas a quem ama. É o amor que transborda em serviço e doação da vida.

 

 

2. Amor e Serviço!

 

Amor e serviço são como que mãos entrelaçadas: a da espiritualidade e a das boas obras. É “a fé agindo pela caridade”, pois a fé que sem as obras é morta (cf. o apóstolo Tiago). Celebrar o mistério, doar-se ao próximo e partir em missão. Missão que a Igreja realiza por meio dos três múnus que resumem o ministério de Cristo e da Igreja, através dos seus ministros ordenados: o múnus de ensinar, santificar e governar. Proclamando a Palavra, a Igreja ensina, continuando a missão de Cristo MESTRE. Celebrando a liturgia, especialmente a Eucaristia, a Igreja santifica, atualizando a missão de Cristo SACERDOTE. Governando, a Igreja pratica a caridade, com o olhar compassivo e misericordioso de Cristo PASTOR.

 

A 1ª leitura (Livro dos Números) mostra como desde o AT, através dos Levitas, o serviço ao culto, ao altar e ao Templo constitui elemento essencial da Religião. É “o serviço da morada de Deus”, da “tenda da reunião”, serviço ao povo que alegre acorre em romaria à casa de Deus, conforme canta o salmo responsorial (Sl 83/84): “quão amável, ó Senhor, é vossa casa, quanto a amo, Senhor Deus do universo! Minha alma anseia pelos átrios do Senhor!”. O olhar confiante do peregrino revela quão “felizes os que habitam vossa casa, ó Senhor; para sempre haverão de vos louvar!”.

 

A 2ª leitura (At 6, 1-7b) narra como a comunidade primitiva escolhe os primeiros sete diáconos, entre eles o mártir Estêvão “homem cheio de fé e do Espírito Santo”, a fim de servirem a mesa das viúvas dos “fiéis de origem grega”, pois os Doze Apóstolos não poderiam deixar de lado “a pregação da Palavra de Deus”. Escolhidos e instituídos os sete diáconos, os apóstolos puderam “dedicar-se inteiramente à oração e ao serviço da Palavra”. Assim, a diakonia está completa: serviço às mesas, oração e caridade. Na verdade, é o serviço às três mesas: da Palavra, da Eucaristia e dos Pobres.

 

Caro Renato, a estas três mesas você irá servir com igual cuidado, entrega e dedicação. Como aqueles sete, “repleto do Espírito e de sabedoria”, você também um dia foi apresentado, no batismo e, mais tarde, acolhido como membro de sua comunidade, até que hoje, pela oração e imposição das mãos, você se torna plenamente servidor (diácono), podendo dizer.

 

 

3. “O Espírito do Senhor está sobre mim; enviou-me a anunciar a boa nova aos pobres” (Is 61,1).

 

Nós não temos dúvida que tudo o que está acontecendo nesse momento é obra do Espírito Santo. Há exatamente um mês, o Espírito do Senhor nos reunia em torno a esse altar para o reconhecimento diocesano da Comunidade Católica Palavra Viva. Hoje, é o mesmo Espírito que nos reúne uma vez mais, nesta celebração em que Renato recebe o primeiro grau do sacramento da Ordem para depois, oportunamente, partir em missão para a longínqua diocese de Bayonne, à qual está destinado.

 

Pela graça da ordenação e da missão, ajudará ainda mais a Comunidade Palavra Viva a pôr em prática o objetivo de “... anunciar Jesus ao mundo, evangelizando preferencialmente jovens e famílias, resgatando o sagrado na Igreja, no coração do homem e da mulher, defendendo firmemente o depósito da fé em total obediência à Igreja Particular, ao Magistério da Igreja e ao Santo Padre, Supremo Pastor”.

 

O diaconato de Renato enriquece o carisma da Comunidade Palavra Viva, que, por sua vez, fortalece a Igreja diocesana de Mogi das Cruzes em sua missão evangelizadora. Siga em missão também em nosso nome! Graças à misericordiosa providência de Deus, nossa diocese já está em missão, aqui e em diversos países, por meio de padres, religiosas/os e leigos/as que foram para lá enviados. O Diácono Renato chega para reforçar essa presença.

 

Por tudo isso, bendizemos ao Senhor com as palavras do salmo de hoje: “meu coração e minha carne rejubilam e exultam de alegria no Deus vivo!”. Senhor! Felizes os que em vós têm sua força, e se decidem a partir quais peregrinos!”

 

Suplicamos a intercessão da Virgem Maria, mãe da Igreja; de São José, seu esposo e patrono da Igreja; e de Sant’Ana, nossa padroeira. Enviai, Senhor, o vosso Espírito e da Terra toda face renovai. Amém!

 

 

Dom Pedro Luiz Stringhini

Mogi das Cruzes, 04 de setembro de 2021