Palavra do Bispo | Homilia - 03/06/2022

Homilia - 03/06/2022

Homilia para a missa de Exéquias de

DOM PAULO MASCARENHAS ROXO

Fica conosco Senhor! (cf. Lc 24, 29)

“Fica conosco, pois cai a tarde e o dia já declina” (Lc 24, 29). Dom Paulo transformou esse pedido dos dois discípulos a caminho de Emaús em lema de vida para seu ministério episcopal. Como àqueles discípulos, cujo coração ardia quando o Senhor Ressuscitado falava pelo caminho, explicando as Escrituras (cf. Lc 24,32), todos nós somos testemunhas de quanto e de como o encontro com Cristo Jesus calava fundo no coração de Dom Paulo, a ponto de transparecer tanto no seu modo de ser e de viver quanto na sabedoria das suas palavras. Com grande poder de comunicação, sabia falar de coisas profundas com simplicidade; numa simplicidade de quem sempre soube ficar com o Senhor, fazendo-lhe companhia e tendo d’Ele a companhia.

E tal como os dois discípulos do evangelho que acabamos de ouvir, quantos de nós também não sentimos nossos corações arderem quando Dom Paulo proferia suas homilias, suas meditações, seus retiros? E como as páginas do Evangelho ficavam mais compreensíveis através de sua didática: "levanta a mão!; vamos repetir ..."

Agora, é o Cristo que chama: “Fica comigo, Paulo” e Dom Paulo vai ao encontro do Senhor, para ficar com Ele. Sim, ele vai para ficar com o Senhor e, desse modo, permanecer conosco, interceder por nós. Os olhos dos discípulos se abriram e eles reconheceram o Senhor quando “à mesa com eles, tomou o pão, abençoou-o, partiu-o e distribuiu-o a eles” (Lc 24, 30). É sobretudo na Eucaristia que nós reconhecemos o Senhor e nos reconhecemos como discípulos d’Ele. E pela fé que professamos na comunhão dos Santos, reconhecemos também a presença e a intercessão dos irmãos queridos que partem para a eternidade.

Dom Paulo ajudou a construir os 60 anos de história que a nossa Diocese está jubilosamente celebrando, inclusive, presenteando-nos com a oração jubilar, em que ele fala que o Senhor “tem inspirado e ajudado a realizar o sonho dos cinco primeiros pastores”. Dom Paulo ficará presente nos sacerdotes que formou e ordenou, pois deixou neles marcas de seu pastoreio. Sempre preocupado com a formação dos leigos e dos ministros ordenados, fundou, enquanto bispo titular, o Colégio diocesano e a Faculdade de Teologia Paulo VI. Como emérito, tornou-se professor da Faculdade, de cuja biblioteca, que já leva seu nome, ficará patrono. Dom Paulo permanecerá na vida de inúmeros jovens e adultos por ele crismados; ficará no coração e nas preces de cada um de nós que desfrutamos do privilégio de tê-lo como companheiro de caminhada cristã e como pastor zeloso. Em Dom Paulo, era fácil perceber o belo pensamento de Santo Agostinho: “para vós sou bispo; convosco sou cristão”.

Certa vez, perguntaram-lhe, numa entrevista, qual era o segredo para chegar a uma idade tão avançada com tamanha disposição e saúde. Com a naturalidade, que lhe era típica, respondeu: “a receita é acreditar no amor de Deus. Saber que Deus nos ama faz viver tranquilo, sereno, nas mãos de Deus. E também o carinho de Nossa Senhora! Sou muito apaixonado por Nossa Senhora”.

A vida espiritual do nosso querido bispo emérito foi, sem dúvida, inspirada e marcada pela presença terna e maternal da Virgem Maria. No final de cada missa fazia questão de saudá-la com a conhecida canção que já era sua marca registrada. Quando ele pedia aos músicos: “dá um lá pra nós aí” já se sabia que era para cantar: Nossa Senhora, me dê a mão, cuida do meu coração!.

Nem sequer podemos imaginar em quantos momentos Nossa Senhora o acudiu! Mas sabemos sim, com toda certeza, o quanto ele precisou dela ao seu lado nesses últimos 20 dias de sofrimento no hospital, até que, anteontem, 1 de junho, um dia depois da festa da Visitação, como a Isabel, Nossa Senhora o visitou, dando-lhe a mão, cuidando dele, ajudando-o a cruzar serenamente o liminar da casa do Pai.

Um, dentre os tantos dons que em vida Deus concedeu a Dom Paulo, foi o de, morando em Roma, conhecer e travar singela amizade com a Madre Tereza, hoje Santa Tereza de Calcutá, quando ele atendia espiritualmente a comunidade religiosa à qual ela pertencia.

Das inúmeras lições de vida que ele nos deixa, duas se destacam como as mais evidentes: o infinito amor de Deus e a materna intercessão de Maria. A leitura da carta de São Paulo aos Romanos que ouvimos o atesta: “Se Deus é por nós, quem será contra nós?”. O amor de Deus é tal que “não poupou seu próprio Filho, Cristo Jesus, que morreu e ressuscitou”. Com base nisso, Dom Paulo ensina que o segredo de uma vida realizada, isto é, o segredo da felicidade, está em saber ficar com o Senhor, ter intimidade com o Senhor (como ele sempre dizia), tendo cada vez mais a certeza que ele nos ama – porque ele é bom – e que nada “poderá nos separar do amor de Cristo: nem a morte nem a vida; nem o presente nem o futuro”.

E como é bom saber que em todos os momentos da vida podemos contar com a presença generosa e companheira da Virgem Maria, que nos conduz pela mão, cuida do nosso destino, ensina-nos a ser discípulos apaixonados pelo seu Filho.

Dom Paulo, reze por nós! Interceda para que o Senhor Jesus Ressuscitado fique conosco; e enquanto isso nos preparamos aqui para ficar definitivamente e em plenitude aí com Ele, no céu. Amém

Mogi das Cruzes, 03 de junho de 2022