Home

Palavra do Bispo | Homilia - 18/06/2022

Homilia - 18/06/2022

Homilia da ordenação diaconal de

RAFAEL ANTONIO DOS SANTOS MACHADO –

Santuário São José, Salesópolis

Diocese de Mogi das Cruzes

 

Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! Eterna é a sua misericórdia!

 

Exultemos de alegria no Senhor, por esta Eucaristia – verdadeira ação de graças – e pela ordenação diaconal do nosso irmão Rafael Antonio dos Santos Machado. Deus, em seu infinito amor, ternura e misericórdia, escolhe homens para o serviço ao povo de Deus, na Igreja de Jesus Cristo, através da vocação ao ministério ordenado.

 

Nosso diácono eleito Rafael, logo mais, será ordenado diácono permanente, pela imposição das mãos e pela invocação do Espírito Santo. Ordenado, ele passa a fazer parte do grupo dos cerca de cinquenta diáconos permanentes de nossa Diocese, ingressando também no clero diocesano, composto pelo bispo, padres e diáconos.

 

Demos graças ao Senhor, porque eterno é seu amor! Graças, antes de tudo, pela família do diácono eleito Rafael: a esposa Crislaine, o filho Bento José, a filha Larissa Maria, a mãe Célia Regina, o pai Antonio (Totonho) e todos os familiares. Eles estiveram lado a lado, acompanhando e apoiando Rafael, em seu trabalho na igreja, em seu caminho vocacional, nos anos de sua formação e hoje colhem com ele os frutos do que foi semeado, germinado e cultivado. Aos familiares, somam-se tantos amigos que certamente foram e continuam sendo fonte de inspiração, através do exemplo e do testemunho de fé e amor a Jesus Cristo e à Santa Igreja Católica.

 

Graças sejam dadas pela paróquia São José, que abriga este majestoso e imponente Santuário, símbolo da fé e da devoção deste povo; fonte de bênçãos para cada devoto que aqui adentra e se coloca em prece diante do Senhor e de sua bondosa presença. Graças pelo pároco e reitor do santuário, Pe. Müller Aparecido do Prado, e seu vigário paroquial, Pe. Dênis de Jesus das Neves.

 

Louvado seja pela cidade e pelo Município de Salesópolis, nascente do Rio Tietê e que tem como destacado ponto de referência o Santuário, que, com generoso abraço, do alto desta colina, envolve a cidade, derramando bênçãos em favor de cada cidadão e suas famílias. Deus proteja o Sr. Prefeito, Vanderlon Oliveira Gomes, e demais autoridades, cumulando-os de bênçãos para trabalharem em favor do nosso povo. E que este município continue preservando os valores cristãos, perseverando na fé e abrindo caminhos de fraternidade, de justiça e de paz.

 

Demos graças ao Senhor, porque eterno é seu amor! Louvado seja Deus pela Escola diaconal diocesana, formadora dos nossos diáconos permanentes. Na pessoa do seu diretor, Pe. Beniamino Resta, reconhecemos a dedicação de toda a sua equipe, no trabalho abnegado de preparar aqueles que, ordenados, colocam-se a serviço da Palavra de Deus, da liturgia e da caridade, nos mais diversos recantos da diocese. Rendemos graças pela nossa Faculdade de Filosofia e Teologia Paulo VI que, com esmero, vem oferecendo consistente formação acadêmica, humana e eclesial aos alunos, sejam eles seminaristas, leigos/as e candidatos ao diaconado.

 

A palavra proclamada nesta solene liturgia fala do chamado de Deus desde a juventude. Nosso diácono eleito Rafael Antonio é muito jovem. No casamento, completou o tempo mínimo de dez anos exigido como condição para a ordenação. Porém, a idade mínima exigida, de trinta e cinco anos, ele ainda não completou. Tinha 33 anos quando concluiu a formação acadêmica e a preparação na escola diaconal. Teria que esperar ainda dois anos, mas a Santa Sé concedeu a licença para esperar apenas um ano e assim, acabou de completar trinta e quatro anos (no último dia 14 de junho) e hoje, com a graça de Deus, será ordenado.  

 

A semente da vocação Deus a planta em nossos corações desde o ventre materno, conforme foi proclamado na primeira leitura, tirada do livro do Profeta Jeremias: “antes de formar-te no ventre materno, eu te conheci” (cf. Jr 1,5).

 

De fato, a juventude é o tempo propício para se ouvir o chamado de Deus. Foi o que aconteceu com Jeremias, e por isso Deus lhe disse: “Não digas que és muito novo ... eu estou contigo para defender-te” (Jr 1,7.8).

 

É também nesse sentido que o apóstolo Paulo encoraja o jovem Timóteo dizendo: “ninguém te despreze por seres jovem. Pelo contrário, serve de exemplo para os fiéis, na palavra, na conduta, na caridade, na fé, na pureza ... dedica-te à leitura, à exortação, ao ensino”. Criança, jovem ou adulto, não importa. O importante – para Jeremias, Timóteo e os ministros da Igreja – é perseverar e fazer frutificar “o dom da graça” que foi conferida pela “imposição das mãos do presbitério” (cf. 1 Tm 4,12-16). No evangelho, Jesus disse: “fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto e o vosso fruto permaneça” (Jo 15,16).

 

Se a idade não deve ser empecilho, também as dificuldades, as incompreensões e até mesmo o desprezo e a rejeição não devem abalar nem impedir de levar adiante a missão de propagar o evangelho de Cristo.

 

É preciso, sem esmorecer, seguir em frente, “com os olhos fixos em Jesus” (cf. Hb 12,2). Ele, obediente, humilhado, condenado e morto é “a pedra que os pedreiros rejeitaram”. Ressuscitado, “tornou-se agora a pedra angular” (Sl 117,22).

 

De fato, a quem se propõe sincera e convictamente doar a vida comporta enfrentar os sofrimentos. Eles fazem parte do cotidiano, são inerentes à condição humana e à vocação que se abraça. Os sofrimentos têm valor enquanto purificam, amadurecem e tornam os ministros mais solidários com os que sofrem, proporcionando-lhes tomar parte no que se deve completar aos sofrimentos e à cruz de Cristo. É o próprio Cristo que diz – a Paulo, ao Rafael e a cada um de nós: “basta-te a minha graça”. Ao que Paulo acrescenta: “de bom grado, eu me gloriarei das minhas fraquezas, para que a força de Cristo habite em mim ... pois quando me sinto fraco, então é que sou forte” (2 Cor 12, 9-10).

 

Irmãos e irmãs, pela intercessão da Virgem Maria, mãe da Igreja, e de seu esposo, São José, patrono deste Santuário, Deus abençoe o Rafael hoje e sempre, tornando cada dia mais fecundo o seu ministério. E com o salmista, entoamos: “pelo Senhor é que foi feito tudo isso: que maravilhas ele fez a nossos olhos! ... alegremo-nos e nele exultemos!” (Sl 117/118,23-24). Amém!

 

Salesópolis, 18 de junho de 2022.

Dom Pedro Luiz Stringhini

Bispo diocesano de Mogi das Cruzes