Palavra do Bispo | Prelazia de Itacoatiara (AM)

Prelazia de Itacoatiara (AM)

A convite do bispo de Itacoatiara (AM), Dom José Ionilton Lisboa de Oliveira, presido, hoje, dia 01 de novembro, na Catedral da Prelazia, a festa religiosa da padroeira, Nossa Senhora do Rosário.

A Arquidiocese de São Paulo manteve aqui o Projeto Igrejas-irmãs, por dez anos (1974-1984). Antes de cursar teologia, participei do projeto, por dois anos (1975-1976), vivendo no município de Urucará, cujo pároco era o Cônego Celso Pedro da Silva. Lá fui o primeiro professor de uma escola agrícola fundada por missionários italianos.

Semana passada, no dia 28 de outubro, viajei de Guarulhos a Manaus acompanhado pelo Pe. Anderson Lima (paraense, da Diocese de Mogi das Cruzes). Dom Ionilton nos esperava em Manaus e nos trouxe a Itacoatiara. No sábado, dia 29, Pe. Danilo Monteiro nos levou de carro de Itacoatiara a Itapiranga e de lá fomos de lancha a Urucará. À noite, celebrei na comunidade São Sebastião (área rural) e Pe. Anderson celebrou em outra capela. Dia 30, domingo, eu e cada padre fomos celebrar em lugares diferentes. Ontem, 31 de outubro, voltamos para Itacoatiara onde, hoje, se celebra a festa. Amanhã, retornando a Manaus, concelebrarei com cardeal Leonardo Ulrich Steiner, arcebispo de Manaus, e encontrarei Pe. Luiz de Lavor, da Diocese de Lins, missionário em Manaus pelo nosso Regional. Quinta-feira retorno para São Paulo.

Dom Pedro Luiz Stringhini 01 de novembro de 2022