Palavra do Bispo | Diocese de Mogi 2014

Diocese de Mogi 2014

A diocese de Mogi das Cruzes prioriza o aprofundamento bíblico, a catequese, a juventude, a família e o serviço aos pobres.  Fomenta as doze comissões de pastoral, conforme as diretrizes dos Bispos do Brasil.

Em janeiro, houve a ordenação de cinco diáconos, os mesmos que, em junho, foram ordenados padres. Nesses dois anos, foram ordenados quinze novos sacerdotes para a diocese de Mogi. A próxima ordenação de diáconos transitórios, que depois se tornam padres, será em 31 de janeiro de 2015, na Paróquia Santos Apóstolos. A diocese conta com quatorze diáconos permanentes; outros vinte homens casados se preparam, cursando teologia e freqüentando a escola diaconal.

A Faculdade de Filosofia e Teologia Paulo VI se esforça para crescer na qualidade de ensino e no número de alunos, oferecendo, de manhã e à noite, bacharelado em filosofia e teologia e licenciatura em filosofia. Recebeu, no início de agosto, a visita de avaliadores do Ministério de Educação e Cultura (MEC), os quais constataram o bom nível dos professores, reconheceram o esforço da diocese e vislumbraram boas perspectivas de futuro. Entenderam que a Faculdade presta um serviço à sociedade, oferecendo o que lhe é específico. Concluídos os relatórios, conferiram nota máxima (cinco) à Faculdade Paulo VI.

Nesse ano, foram criadas três novas quase paróquias em Itaquaquecetuba, e três novas áreas pastorais, duas em Poá e uma em Ferraz de Vasconcelos. Hoje, a diocese conta com cinqüenta e três paróquias, três quase paróquias e cinco áreas pastorais, num total de sessenta e uma unidades. Cada uma delas com um padre à frente.

Encontra-se em fase de acabamento a construção do seminário menor, com capacidade para 20 seminaristas. O museu do Divino já foi concluído. A fachada externa da Catedral está recebendo restauro e a capela N. Sra. dos Remédios de Mogi será também restaurada. Quatro imóveis foram adquiridos para serem casas paroquiais na periferia.

O povo do Alto Tietê celebra com entusiasmo e devoção a tradicional Festa do Divino. Só na de Mogi das Cruzes passaram cerca de trezentas mil pessoas. Valorizam-se as peregrinações, sobretudo ao santuário de Aparecida; houve a dos padres, dos seminaristas, de diversas paróquias. E uma em Atibaia, a do Movimento da Mãe Rainha, onde participaram três mil pessoas. Em Suzano, acontece a Festa Nordestina, anualmente prevista no calendário do Município.

Nesse segundo semestre estão em curso outras celebrações: dia da Família, em Suzano; 15ª. festa do seminário diocesano, no sítio Tabor; a celebração de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, em todos os municípios; e a Festa Diocesana, o 2º Evangelizai, no dia de Cristo Rei, 23 de novembro. O Grito dos excluídos, 7 de setembro, pauta a importância da reforma política e eleições limpas; e para isso estão empenhados a escola diocesana de cidadania e a pastoral de fé e compromisso social.

Dom Pedro Luiz Stringhini

Mogi das Cruzes, 29 de agosto de 2014