Palavra do Bispo | Dom Paulo Evaristo Arns

Dom Paulo Evaristo Arns

Dom Paulo Evaristo Arns, cardeal arcebispo emérito de São Paulo, nascido em 21 de setembro de 1921 e com 95 anos, no dia 14 de dezembro de 2016, ele parte deste mundo para a eternidade.

A Arquidiocese de São Paulo, a sua família, o Brasil, o mundo inteiro já sente saudade deste que foi uma grande referência para todos nós, para os padres que ele um dia ordenou, como eu que fui ordenado por Dom Paulo há 36 anos, na Arquidiocese de São Paulo.

E por tudo o que ele fez pelo Brasil e pela Igreja, nós somos muito agradecidos. Gratidão pelo exemplo que ele deixou, de santidade, de sabedoria, de serenidade, de acolhida, aquele que acolhia a todos, de modo especial, os mais pobres. Foi conhecido como o cardeal, o arcebispo, o bispo, o pastor dos pobres na periferia de São Paulo, durante 27 anos em que ele foi arcebispo na Arquidiocese de São Paulo.

No tempo da ditadura militar, tempo difícil, em que a perseguição grassava no Brasil, Dom Paulo defendeu aqueles que eram perseguidos e lutou na defesa das liberdades democráticas, portanto, uma grande referência para o país na redemocratização, para que o Brasil encontrasse caminhos de participação, de democracia, de distribuição da renda aos mais empobrecidos.

Enfim, falar de Dom Paulo é falar daquele que merece toda a nossa gratidão, todo o nosso respeito, e todo o nosso agradecimento a Deus por uma vida tão exemplar. Nós ficamos com este exemplo e todas as lições que ele nos deixou.

Que Dom Paulo descanse em paz e que nós continuemos a sua obra de evangelização.

Mogi das Cruzes, 14 de dezembro de 2016