Home

Palavra do Bispo | Agradecimentos

Agradecimentos

Em Mogi das Cruzes, a tradicional festa do Divino Espírito Santo toma grandes proporções e se reveste de significado e valor que perpassam as diversas dimensões da vida humana: social e cultural, religiosa e espiritual. É o Divino presente em todos os ambientes e nas diversas expressões: congada, marujada, moçambique, bandeiras, folclore, artesanato, comidas típicas, quermesse. Momentos intensos de encontro fraterno, sorrisos, música, saudade, emoção e prece. Muita reza e devoção, no império e sub-impérios, na alvorada e na novena!

 

Cada edição da festa significa benção de Deus para o município e a diocese de Mogi das Cruzes. O pedido incessante para que o Espírito Santo derrame seus sete dons renova o compromisso pessoal e comunitário de cada cristão: anunciar o Evangelho de Jesus Cristo em todos os tempos e lugares para todos indistintamente.

 

“Divino Espírito Santo, guiai nosso caminho na fé e na unidade!” é o lema em 2017. No cartaz, a pomba que representa o Espírito Santo, pousando sobre a cabeça da imagem de Nossa Sra. Aparecida, recorda o Ano Mariano dos trezentos anos do encontro da imagem milagrosa, nas águas do Rio Paraíba. Pela intercessão de Maria, o fogo de Pentecostes aquece e ilumina as mentes e os corações.

 

A Igreja diocesana é sempre agradecida, aos festeiros, capitães de mastro, associação pró-festa, rezadeiras e rezadores, violeiros e tocadores, músicos e cantores, coordenadores dos diversos serviços, padres, diáconos e seminaristas, freiras e freis, crianças e jovens, adultos e idosos, autoridades, profissionais dos meios de comunicação e milhares de voluntários, incluindo as abelhinhas que preparam os doces caseiros e o grupo do café das alvoradas.

 

Deus permite cada ano viver o sonho de Jesus para seus discípulos e sua Igreja: “Que todos sejam um!” (Jo 17,21.22) e que haja “um só coração e uma só alma”! (At 4,32). Festa da família, festa dos cristãos, festa do povo. História de Mogi! Há quatrocentos anos!

 

 

Dom Pedro Luiz Stringhini

Mogi das Cruzes, 14 de julho de 2017