Palavra do Bispo | A Capela do Seminário

A Capela do Seminário

A espiritualidade é um dos pilares da formação dos futuros sacerdotes, a oração é a primeira expressão da vida espiritual e a capela é o lugar sagrado e o ambiente mais propício de oração.

O seminário diocesano de filosofia e teologia Sagrado Coração de Jesus, localizado no aprazível e exuberante bosque do sítio Tabor, da Diocese de Mogi das Cruzes, ainda não tem sua capela propriamente dita, pois a que tem não é mais que uma sala adaptada. Assim, há anos, acalenta-se o sonho de se construir a capela, para as orações cotidianas dos seminaristas, a celebração da Eucaristia e momentos com familiares e visitantes.

Com a graça de Deus e muita colaboração, a diocese pôde realizar diversos projetos, dentre os quais a construção do seminário menor São João XXIII (2014) e o novo prédio da Faculdade de Filosofia e Teologia Paulo VI (2015-2016). Agora é a vez de construir a capela Sagrado Coração de Jesus.

O arquiteto Pedro Mota, com competência e inspiração, fez um belo projeto. Os traços arquitetônicos são modernos, leves e envidraçados para que o interior do espaço sagrado, a natureza do lado de fora e a alma orante estejam em sintonia. A fachada principal apresenta uma grande parede em tijolo à vista, tendo ao centro um bem demarcado batente de concreto que emoldura um largo pórtico envidraçado. O terreno em declive permite um andar abaixo com amplo salão de festas, cozinha e toaletes.

O projeto, antes de tudo, é apresentado aos padres, aos fiéis em geral, amigos do seminário, e outros colaboradores. Na festa do seminário, acontece a benção do local da futura capela. Depois, virão os cálculos estruturais e os devidos orçamentos. Para iniciar e dar prosseguimento à construção, a diocese já conta com montante fruto das duas últimas festas do Divino Espírito Santo e com a metade da renda da última festa do seminário.

Para concluir, a diocese vai necessitar da colaboração das nossas paróquias, comunidades, pastorais, movimentos e pessoas de boa vontade, numa grande corrente de generosidade, a partir de corações sensibilizados pela bondade e pelo amor do coração manso, humilde, misericordioso e generoso de Jesus Cristo, Senhor da messe e pastor do rebanho.

Maria Mãe da Igreja inspire e Deus recompense com verdadeira alegria os que, na gratuidade, participarem dessa obra de evangelização.

Mogi das Cruzes, 05 de setembro de 2017