Home

Palavra do Bispo | Assembleia Diocesana

Assembleia Diocesana

Neste ano de 2019, conclui-se o período estabelecido para as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2015-2019 (Documentos da CNBB 102). Conclui-se também a vigência do 8º Plano Diocesano de Pastoral. A Diocese de Mogi das Cruzes desenha o seguinte cenário pastoral:

 

Na linha da 1ª Urgência: A Igreja em estado de permanente missão.

A Diocese aumentou a sua presença nas periferias, carentes assistência religiosa e pastoral. Novos terrenos adquiridos, novas capelas, novas paróquias e um olhar carinhosamente juvenil de padres novos, valorizando o tesouro escondido na realidade e na história dos pobres, dos trabalhadores e dos migrantes nordestinos. Na Diocese, há diversas opções pastorais assumidas em comum entre padres e fiéis. O espirito missionário levou a Diocese a enviar Pe. Alex de Souza Feijó para a diocese de Brejo e dois freis (um padre e um consagrado) e duas irmãs da Fraternidade Pobres de Jesus Cristo e uma leiga para a diocese de Pemba (Moçambique, África).

 

Na linha da 2ª Urgência: A Igreja Casa da iniciação à vida cristã.

A Diocese vem insistindo na importância da acolhida aos afastados aos quais é necessário oferecer uma catequese impregnada de vivência fraterna e fundada na Palavra de Deus. A Diocese reconhece que a iniciação à vida cristã começa na família – lugar eclesial primordial da educação humana, moral e cristã. É necessário evangelizar os pais, para que evangelizem seus filhos. Em algumas paróquias a catequese realizada na Igreja tem como introdutores a família. A vida sacramental das crianças, dos adolescentes e dos adultos tende a se desenvolver de uma forma mais querigmática, missionária e mistagógica.

 

Na linha da 3 ª Urgência: A Igreja fonte de animação bíblica da vida e da pastoral.

A Diocese reconhece a realidade bíblica e histórica de um povo socialmente sofrido em busca de justiça, igualdade e inclusão. O povo fragilizado por ser humilhado, explorado e desatendido, busca o socorro. Há na Diocese experiências pastorais e litúrgicas que oferecem simultaneamente o socorro vindo do céu, como bênçãos e curas divinas e o socorro de cunho bíblico que busca a inclusão e a justiça social. Todos consideramos deletéria a interpretação fundamentalista e apologética dos textos bíblicos, por isso as paróquias oferecem formação. 

 

Na linha da 4ª Urgência: A Igreja Comunidade de Comunidades.

A Diocese tem o Bispo como Pastor e Guia cuidando do rebanho a semelhança do Bom Pastor. O Papa Francisco lembra que “a pastoral nada mais é que o exercício da maternidade da Igreja. Ela gera, amamenta, faz crescer, corrige, alimenta, conduz pela mão. Por isso faz falta uma igreja capaz de redescobrir as entranhas maternas da misericórdia” (discurso aos Bispos do Brasil JMJ 2013).  Com o surgimento de Novas Comunidades e de Comunidades nas periferias, a paróquia se torna sempre mais a Casa de todos e para todos. O espírito de família é tão necessário na vida da Igreja, a ponto dela não ser vista apenas como uma Instituição com suas leis, normas e regras, mas também, como uma família onde predomina o diálogo familiar e pastoral.

 

Na linha da 5ª Urgência: A Igreja a serviço da vida em todas as suas necessidades.

A Diocese vem incentivando e defendendo o valor da vida dos que vivem em situação de vulnerabilidade, crianças no ventre materno, adolescentes sem acompanhamento dos pais, menores infratores, presos e dependentes químicos, doentes e idosos, migrantes e sem teto.

Todos estes carregam em “vasos de argila” (2Cor 4,7) o grande dom da vida e a Igreja infunde neles a chama de amor pela vida.

 

Conclusão: somos chamados a identificar em cada uma das urgências outras necessidades e tantos outros desafios e somos convidados a contribuir com as nossas indagações para dinamizar ainda mais a vida das paróquias e da Diocese.

 

 

PRIORIDADES DIOCESANAS

 

A Diocese de Mogi das Cruzes no decorrer do quadriênio (2015-2019) vem trabalhando 04 prioridades: CATEQUESE – JUVENTUDE – FAMÍLIA – SERVIÇO

 

A Catequese na Diocese de Mogi das Cruzes tem se desenvolvido de forma positiva, considerando a caminhada dos catequistas bem acompanhados pelos membros da coordenação diocesana. No triênio de 2015 a 2018, a Assessoria passou do Pe. Cleiton ao Pe. Eduardo, que cuida da formação dos catequistas. A catequese não se limita ao tempo cronológico de preparação dos catequizandos para a Primeira Comunhão e para a Crisma. É um evento transcendente, é Cristo, cujo encontro com Ele promovido no lar e na comunidade inflamará a vida inteira. 

 

A Juventude católica na Diocese de Mogi das Cruzes abrange muitas expressões ou movimentos juvenis. Pe. Reginaldo, assessor do Setor Juventude (da Diocese e do Regional), tem conseguido reunir, em nível diocesano, representantes de vários grupos, priorizando, de forma integrada, o protagonismo dos jovens em suas várias formas de agregação eclesial, ressaltando o espírito de comunhão com a caminhada diocesana e de agregação ao Setor Juventude.

 

A Família encontra tem sido fortalecido na Diocese por meio do Setor Família, criado em 2017, abrangendo a Pastoral Familiar, o Encontro de Casais com Cristo – ECC (com encontros realizados na maioria das paróquias), as Equipes de Nossa Senhora e as Famílias Novas. As ENs deram um passo gigante na Diocese sendo elas eficazes para reacender nos casais a chama do amor conjugal e de pertença à Comunidade cristã. O Movimento da Renovação Carismática e tantos outros Movimentos atingem a família e proporcionam aos casais novo espírito de vida e de amor.

 

Notamos na Diocese e acreditamos que também em outras dioceses esteja acontecendo uma diminuição de casamentos religiosos. A gratuidade oferecida pelas Prefeituras a realizar   casamentos civis comunitários de católicos e evangélicos, interpela a Igreja a olhar para o futuro de tantos casais católicos aos quais oferecer também gratuitamente a celebração do matrimonio. A criação do Tribunal Eclesiástico e a assistência jurídica, religiosa e pastoral ajuda restituir serenidade aos casais de segunda união.

 

O serviço, além de ter uma dimensão social, deve ser visto como uma virtude evangélica. Todo compromisso ministerial é um serviço. Isto não é tarefa fácil. Tudo ao nosso redor conspira contra a comunhão e o serviço à vida. A sociedade, em geral, está centrada em projetos extremamente individualistas. O serviço assistencial e promocional prestado pela Igreja é porto seguro para tantas pessoas que precisam de ajuda.

 

 

EVENTOS

 

Festa da Família em Suzano

As paróquias de Suzano participaram da grande Festa da Família, no dia 26 de agosto, na Arena Suzano. Iniciou-se com uma caminhada saindo da Igreja matriz de São Sebastião até o Parque Municipal Max Feffer, onde foi celebrada a Missa de Ação de Graças, presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Luiz, com a participação de quase 3 mil pessoas. 

Acontecia naquele dia o encerramento do Encontro Mundial das Famílias, com a presença do Papa Francisco, em Dublin, na Irlanda. Finalizavam-se também os encontros realizados durante a “Semana da Família”.

A Festa da Família não foi abrilhantada por show estrondosos e mirabolantes, foi apenas o humilde testemunho de fé de tantas comunidades pelas quais o sentido da vida é salvar a Família conforme o projeto de Deus.

O Prefeito de Suzano Rodrigo Ashiuchi prestigiou a festa com sua esposa Sra. Larissa. Graças e bênçãos o Senhor derramou sobre o povo suzanense. A festa permitiu ao coordenador da Região Pe. Luiz Ricardo, a oportunidade de olhar com mais carinho a caminhada do povo.

 

Encontro Estadual da Pastoral do Menor

Muito interessante e também desafiador é o trabalho da Pastoral do Menor realizado nos Centros Socioeducativos da Fundação Casa, de Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba e Arujá.

O que não permite que a vida social transcorra dentro de uma certa normalidade são. Os membros da Pastoral do Menor e da Carcerária, olham com compaixão e visitam semanalmente os menores e adultos detidos por terem cometido infrações à Lei e que por isso vivem nessas que deveriam ser casas de reabilitação, contudo muitas vezes um tanto abandonados.

Muito proveitoso foi o Encontro Estadual realizado em Mogi das Cruzes no final de agosto, com a participação de representantes de várias dioceses que trabalham com os menores infratores. O coordenador da Pastoral do Menor na Diocese de Mogi das Cruzes é o advogado Everton Lopes, que viu despertar a sua vocação cristã e missionária quando participava da Pastoral da Juventude.

 

Novos Padres

Os Diáconos Ismael Almeida Santana e Jonatas Pereira Diniz receberam a Ordenação Sacerdotal pela imposição das mãos e oração consacratória do Bispo diocesano Dom Pedro Luiz. A diocese acolheu os novos padres, que durante o tempo de preparação ao Sacerdócio, criaram um tecido de relações fraternas com o povo e com o clero, encarando a realidade de maneira incondicional. 

O desejo de chegar ao Sacerdócio estava bem vivo no coração dos dois quando vieram para a Diocese de Mogi das Cruzes, sendo acolhidos pelo Bispo diocesano e acompanhados pelo Vigário Geral Pe. Robson e pelo Diretor do Seminário Menor Pe. Carlos Duarte Guimarães. A toda hora a vocação ao Sacerdócio exige uma resposta pronta e generosa e uma doação constante que vai muito além daquilo que sequer foi pensado ou imaginado, sobretudo nos primeiros anos do sacerdócio. Há momentos de alegria e de tristeza acumulados, porém, de esperança.  

 

Festa do Seminário no Tabor

No domingo, dia 16 de setembro, o sol era esperado após a chuva e já estava de pé, mas engatinhando, até dissipar toda a neblina. O povo saiu de suas casas, rumo ao Tabor, onde tinha sido preparada a grande Festa do Seminário. Havia o palco, onde Dom Pedro Luiz celebrou a Santa Missa e onde as bandas se alternaram par animar a festa. Havia barracas com delícias de todo tipo para os visitantes saborearem.

Muitos dos mais jovens iam andar de jumento e de boi, outros visitavam a exposição vocacional ou as tendas das confissões, outros rezavam na capela do Santíssimo ou na sala com as memórias de Pe. Attilio Berta e Pe. João Rosa. Um aviso informava que haveria a Santa Missa na nova Capela do Seminário, que ainda não está concluída. Grandes prêmios foram entregues aos ganhadores.

O Tabor é um lugar simbólico, chamativo, onde fica o Seminário Maior. Não é apenas um lugar material. O que vale neste lugar é o tesouro dos mais preciosos e mais vivos, se constituindo no bem soberano de cada seminarista que no decorrer do caminho vê agir nele a graça divina que o chama a seguir Cristo na missão apostólica.

 

Assembleia Diocesana

No dia 06 de outubro acontecerá a Assembleia Diocesana anual, a ser realizada no Auditório da Faculdade Paulo VI, das 08:30 às 12h.

Ao tempo cronológico de um ano que já se passou, a Igreja Particular de Mogi das Cruzes quer ouvir e dizer algo a mais, se interrogando e avançando pelo testemunho simples e sábio de seus filhos. Enquanto isso, a Diocese olha e observa a multidão que gira em torno dela buscando novas forças para que os cristãos sejam “Sal da Terra e Luz do Mundo” (Mt.5.13-16).

 

Semana Nacional da Vida: Hora da Vida

Na Semana do dia 1 ao dia 7, a Comissão Nacional da Pastoral Familiar convida toda a Igreja a refletir e aprofundar a defesa e valorização da Vida, desde a sua concepção até o seu declínio natural. Dia 8 de outubro se celebra o Dia do Nascituro.

Para celebrar a “Hora da Vida” as paróquias despertarão nas pessoas a beleza e a grandeza deste dom concedido por Deus, proporcionando momentos de conscientização e mobilização em defesa da vida. A exortação apostólica Amoris Laetitia (Alegria do Amor), publicada pelo Papa Francisco em abril de 2016, é a grande fonte de inspiração para a reflexão sobre a vida.

 

Festa do Seminário Menor São João XXIII – 11 de outubro

O Seminário Menor acolhe seminaristas que cursam o Ensino Médio. Na Festa litúrgica de São João XXIII (“Papa bom e santo”), prevista pela Igreja para o dia 11 de outubro, o bispo diocesano, Dom Pedro Luiz, presidirá a Santa Missa, às 19 horas. E após a missa, haverá confraternização.

 

 

Dom Pedro Luiz Stringhini

Bispo diocesano

Mogi das Cruzes, 25 de setembro de 2018

 

Colaboração: Pe. Carmine Mosca (pecarmine@yahoo.com.br)