Home

Diocese | Governo

Comunicado - Outubro/2017 | 03/10/2017

O Revdo. Pe. João Batista Ramos Motta, Chanceler do Bispado, informa:

 

O Revdo. Pe. Wally Soares Silva foi nomeado como pároco da Paróquia Cristo Redentor, no bairro do Caiuby, em Itaquaquecetuba.

 

O Revdo. Pe. Lazaro Teodoro Mendes foi nomeado como vigário paroquial da Paróquia Santa Cruz - Capela do Ribeirão, no distrito de Taiaçupeba, em Mogi das Cruzes.

 

O Revdo. Pe. Álvaro Nascimento de Souza foi nomeado comopároco da Paróquia São Judas Tadeu, no bairro do Jardim São José, em Suzano, com posse marcada para o dia 09 de outubro de 2017, às 19h30.

 

O Revdo. Pe. Sergio de Miranda de Campos com Uso de Ordem para a Paróquia São José, em Salesópolis.

 

O Revdo. Diácono Danilo Pavani Andreussa foi nomeado como administrador da Quase-Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no bairro do Jardim Nicea, em Itaquaquecetuba.

 

No dia 08 de outubro de 2017, às 9h, missa de criação da Paróquia Santa Luzia, no bairro da Vila Rubens, em Mogi das Cruzes.

  

A Coleta Especial da CNBB - Essa coleta especial foi sugerida pela CNBB que as dioceses fizessem no dia 10 de setembro -. Dom Pedro com o Conselho de Pastoral achou por bem fazer uma coleta solidária no dia 26 de novembro, Festa de Cristo Rei, em prol da revitalização da sede da CNBB, em Brasília.

Comunicado - Agosto/2017 | 02/08/2017

O Revdo. Pe. João Batista Ramos Motta, Chanceler do Bispado, informa:

 

- O Revdo. Pe. João Paulo da Silva foi nomeado como pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, Vila Industrial, Mogi das Cruzes, e a posse será no dia 15 de agosto de 2017, 19h30.

 

- O Revdo. Pe. Cleiton Viana da Silva foi nomeado como pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo, Jardim São Pedro, Mogi das Cruzes, e a posse será no dia 21 de agosto de 2017, às 19h30.

 

- O Revdo. Pe. Odair Donizeti Bueno foi nomeado como pároco da Paróquia Santa Cruz, Ponte Grande, Mogi das Cruzes, e posse será no dia 22 de agosto de 2017, às 19h30.

 

- O Revdo. Pe. Devair Marcondes foi nomeado como pároco da Paróquia São Bento do Paratei, Paratei, Guararema e a posse será no dia 24 de agosto de 2017, às 19h30.

Comunicado - Fevereiro/2017 | 22/02/2017

O Revdo. Pe. João Batista Ramos Motta, Chanceler do Bispado, informa:

 

- O Revdo. Pe. Alfredo (Vicente) Morlini está internado desde do dia 15/02, no Hospital Santa Catarina, em São Paulo, e amanhã (23/02) passará por uma cirurgia de artrose, com alta prevista para sábado (25/02). Contamos com a oração de todos para a pronta recuperação.

 

- O Revdo. Pe. Dorival Aparecido de Moraes, pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus - Santuário Diocesano, está internado no Hospital São José, em São Paulo, para procedimentos de exames de rotina.

 

- Aproveitando a oportunidade para lembrar que a Cúria Diocesana estará fechada nos dias 27 e 28 de fevereiro, em virtude do feriado prolongado do Carnaval.

Comunicado - Fevereiro/2017 | 07/02/2017

O Revdo. Pe. João Batista Ramos Motta, Chanceler do Bispado informa:

 

- O Revdo Pe. Marcio José  Queiroz Miranda foi incardinado na Diocese de Mogi das Cruzes, mas a serviço do Ordinariado Militar.

 

- O Revdo. Pe. José Orlando da Cruz retorna para a Diocese de Mogi das Cruzes neste mês de fevereiro e está destinado para a Paróquia Nossa Senhora do Carmo, no distrito de Sabaúna, em Mogi das Cruzes.

 

- O Revdo. Pe. Alex Feijó de Souza, a partir do dia 14 de fevereiro de 2017, segue em missão por dois anos na Diocese de Brejo (MA), na cidade de Magalhães Almeida, na Paróquia Santo Antônio.

 

- O Revdo. Pe. Diogo Shishito dos Santos, a partir de 2 de fevereiro de 2017, Festa da Apresentação do Senhor, está provisionado como Vigário Paroquial na Paróquia Cristo Rei, na Vila Oliveira, em Mogi das Cruzes.

 

- O Revdo. Pe. Rogério de Oliveira, a partir de 2 de fevereiro de 2017, Festa da Apresentação do Senhor, está provisionado como Vigário Paroquial na Paróquia Sant'Ana - Catedral Diocesana, no centro, em Mogi das Cruzes.

 

- O Revdo. Pe. Alexandre de Miranda, a partir de 2 de fevereiro de 2017, Festa da Apresentação do Senhor, está provisionado como Vigário Paroquial na Paróquia Cristo Redentor, no Jardim Caiuby, em Itaquaquecetuba.

 

- O Revdo. Pe. Marcos Sulivan Vieira, a partir de 2 de fevereiro de 2017, Festa da Apresentação do Senhor, está provisionado como Reitor do Santuário Diocesano Senhor Bom Jesus, Igreja São Benedito e Capelão da Capela Nossa Senhora dos Remédios, no bairro dos Remédios, em Mogi das Cruzes, sem prejuízo da nomeação de Diretor Administrativo Financeiro do Colégio Diocesano Paulo VI.

 

- No dia 05 de março de 2017, às 19h, será instituída a Paróquia Santa Rita de Cássia, no bairro do Socorro, em Mogi das Cruzes e como primeiro Pároco foi destinado o Revdo. Pe. Gabriel Gonzaga Bina.

 

- No dia 06 de março de 2017, às 8h30, Encontro dos Secretários Paroquiais, na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Poá.

 

- Aproveitamos para lembrar que nos dias 07, 08 e 09 de fevereiro de 2017, a partir das 8h, Formação Permanente do Clero, Casa de Encontros Tabor, Rodovia Pedro Eroles, km 42, Itapeti, Mogi das Cruzes.

Comunicado - Setembro/2016 | 27/09/2016

O Revdo. Pe. João Batista Ramos Motta, Chanceler do Bispado, informa que no dia 27 de setembro de 2016, memória de São Vicente de Paulo, presbítero:

 

- O Revdo. Pe. Daniel Ribeiro da Silva foi nomeado como Vigário Paroquial da Paróquia Santa Cruz e Santa Margarida D`Youville, em Ferraz de Vasconcelos;

 

- O Revdo. Pe. Marcos dos Santos foi nomeado como Administrador Paroquial Paroquial da Paróquia São Judas Tadeu, Conjunto Residencial Santo Angelo, em Mogi das Cruzes;

 

- O Revdo. Pe. Marcos Sulivan Vieira foi nomeado para o Oficio Eclesiástico de Vice-Diretor Administrativo do Colégio Diocesano Paulo VI, em Suzano;

 

- O Revdo. Pe. Pedro Pires de Andrade foi nomeado como Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Parque Rodrigo Barreto, em Arujá;

 

- O Revdo. Pe. Roberto Ribeiro dos Santos foi nomeado como Vigário Paroquial da Paróquia São José, em Salesópolis.

 

- No dia 06 de outubro de 2016, às 19h30, missa de criação da Área Pastoral Santo Expedito, do bairro Recanto Primavera, desmembrada da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Arujá, e apresentação do Vigário Paroquial Responsável pela Área Pastoral Santo Expedito, o Revdo. Pe. Pedro Pires de Andrade.

 

- No dia 28 de outubro de 2016, às 19h30, missa de apresentação do Revdo. Pe. Aleksandro Basseto Moreira como Administrador Paroquial da Paróquia São José Operário, Mogilar, Mogi das Cruzes.

 

- No dia 31 de outubro de 2016, às 19h30, missa de posse do Revdo. Pe. Danielle Pacini de Faria como Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, Jardim Marica, Mogi das Cruzes.

 

- No dia 04 de novembro de 2016, às 19h, missa de criação da Quase-Paróquia Nossa Senhora da Escada, na Freguesia da Escada, e apresentação do Administrador Paroquial, o Revdo. Pe. Sidnei Barbosa de Amorim, em Guararema. Neste dia a Paróquia Nossa Senhora da Escada e São Benedito, por decreto receberá o novo título, a Paróquia passará ser conhecida como a Paróquia São Benedito e com novo decreto de limite territorial.

 

 

Comunicado - Agosto/2016 | 22/08/2016

O Revdo. Pe. João Batista Ramos Motta, Chanceler do Bispado, informa que:

 

- O Revdo. Pe. Luciano da Silva Vieira a partir de hoje (22/08/2016) foi nomeado como Administrador da Quase-Paróquia Nossa Senhora da Piedade, no Mogi Moderno, em Mogi das Cruzes.

 

- No dia 29 de agosto de 2016, às 19h30, apresentação do Revdo. Pe. Ubirajara Gonçalves, como Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, Marengo, Itaquaquecetuba.

 

- A partir do dia 1º de setembro de 2016, o Revdo. Diácono Marcos dos Santos é o novo Responsável pela Paróquia São Judas Tadeu, Conj. Habitacional Santo Angelo, em Mogi das Cruzes.

 

- Hoje (22/08/2016), o Revdo. Pe. Thiago Cosmo da Silva, Reitor do Seminário Menor São João XXIII, viaja para estudos de Licença (Mestrado) em Filosofia em Roma, na Itália, na Pontifícia Universidade Gregoriana. A partir de agora o responsável pelo Seminário Menor é o Revdo. Pe. Antonio Parula.

 

- No dia 28 de agosto de 2016, o Revdo. Pe. Arthur Correa Silva, Vigário Paroquial da Paróquia Sant'Ana - Catedral Diocesana, viaja para estudos de Mestrado em Madri, na Espanha, na Universidade São Damaso. O Revdo. Pe. Diogo Shishito dos Santos foi nomeado Vigário Paroquial da Paróquia Sant'Ana - Catedral Diocesana.

 

- Aproveitando a oportunidade, informamos que no dia 1º de setembro de 2016, não tem adentimento na Cúria Diocesana, em virtude do Feriado Municipal do aniversário de Mogi das Cruzes. E no dia 07 de setembro de 2016, Feriado Nacional da Independência do Brasil.

Provisão de nomeação de administrador paroquial | 17/08/2016

Por mercê de Deus e da Santa Sé Apostólica, Dom Pedro Luiz Stringhini, Bispo Diocesano, no ano Santo da Misericórdia, aos que este Decreto virem, saudação, paz e bênção do Senhor!

 

FAZEMOS SABER QUE, tendo em vista o bem espiritual dos fiéis e devendo prover o governo da Paróquia Santa Cruz, no bairro da Ponte Grande, em Mogi das Cruzes, havemos por bem nomear, à norma dos cânones 539-540 do Código de Direito Canônico, para o cargo de Administrador Paroquial da referida paróquia, o Revdo. Pe. João Paulo da Silva, com todas as faculdades e obrigações inerentes ao ofício, sem prejuízo da nomeação do Ofício Eclesiástico de Reitor do Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus.

 

Esta nomeação terá validade a partir de sua publicação na data de hoje, 17 de agosto de 2016, até que de nossa parte não mandemos em contrário.

 

Dada e passada na Chancelaria da Cúria Diocesana, aos dezessete dias do mês de abril do ano do Senhor de dois mil e dezesseis, Quarta-feira da Vigésima Semana do Tempo Comum.

 

 

Dom Pedro Luiz Stringhini

Bispo Diocesano

Decreto de suspensão do uso de ordens | 17/08/2016

Dom Pedro Luiz Stringhini, por mercê de Deus e da Santa Sé Apostólica Bispo Diocesano de Mogi das Cruzes, no Ano Santo da Misericórdia, aos que este decreto virem saudação, paz, e bênção do Senhor!

 

Considerando o que é determinado pela legislação eclesiástica no Código de Direito Canônico, especialmente  nos cânones 285 e 287 § 2, bem como as notas explicativas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil que entre outras coisas deixa claro que os clérigos devem se abster de tudo aquilo que é inconveniente ao próprio estado, que os clérigos são proibidos de assumir cargos públicos que implicam participação no exercício do poder civil e ainda que os clérigos não tenham parte ativa nos partidos políticos e na direção de associações sindicais, a não ser com a licença da autoridade eclesiástica competente;

 

Considerando que o Bispo Diocesano exortara oportunamente aos sacerdotes que tal decisão implica na imposição da pena canônica de suspensão do exercício do ministério presbiteral;

 

Considerando que a partir do dia 15 de agosto do corrente ano oficializou-se a sua candidatura a cargo de Vereador, no município de Mogi das Cruzes;

 

Por este Decreto, depois de ouvido o parecer do Conselho de Presbíteros e do Colégio de Consultores decidiu Suspender, como de fato Decreta a Suspensão “ad divinis” do uso de ordens do Revdo. Padre Dimas de Paula Inácio, à norma do cânon 1333 § 1.

 

O referido sacerdote fica privado do uso de ordens, proibido de celebrar qualquer sacramento ou sacramental e impedido de celebrar ou concelebrar o Sacramento da Eucaristia, a não ser o que lhe faculta o cânon 976.

 

Ser-lhe à vedado, portanto, o exercício do Ministério Presbiteral e de quaisquer ofícios eclesiásticos. No entanto, continua obrigado aos deveres inerentes ao estado clerical, ainda que suspenso do exercício do ministério sagrado.

 

Dada e passada nesta Cúria Diocesana de Mogi das Cruzes, aos dezessete dias do mês de agosto do ano do Senhor de dois mil e dezesseis.

 

 

Dom Pedro Luiz Stringhini

Bispo Diocesano

<< | < | 1 | 2 | 3 | > | >>