Home

Diocese | Governo

Decreto de suspensão do uso de ordens | 16/08/2016

Dom Pedro Luiz Stringhini, por mercê de Deus e da Santa Sé Apostólica Bispo Diocesano de Mogi das Cruzes, no Ano Santo da Misericórdia, aos que este decreto virem saudação, paz, e bênção do Senhor!

 

Considerando o que é determinado pela legislação eclesiástica no Código de Direito Canônico, especialmente  nos cânones 285 e 287 § 2, bem como as notas explicativas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil que entre outras coisas deixa claro que os clérigos devem se abster de tudo aquilo que é inconveniente ao próprio estado, que os clérigos são proibidos de assumir cargos públicos que implicam participação no exercício do poder civil e ainda que os clérigos não tenham parte ativa nos partidos políticos e na direção de associações sindicais, a não ser com a licença da autoridade eclesiástica competente;

 

Considerando que o Bispo Diocesano exortara oportunamente aos sacerdotes que tal decisão implicaria na imposição da pena canônica de suspensão do exercício do ministério presbiteral;

 

Considerando que a partir do dia 15 de agosto do corrente ano oficializou-se a sua candidatura a cargo de Vice-Prefeito, no município de Itaquaquecetuba;

 

Por este Decreto, depois de ouvido o parecer do Conselho de Presbíteros e do Colégio de Consultores decidiu Suspender, como de fato Decreta a Suspensão “ad divinis” do uso de ordens do Revdo. Padre Alexandre de Miranda, à norma do cânon 1333 § 1.

 

O referido sacerdote fica privado do uso de ordens, proibido de celebrar qualquer sacramento ou sacramental e impedido de celebrar ou concelebrar o Sacramento da Eucaristia, a não ser o que lhe faculta o cânon 976.

 

Ser-lhe à vedado, portanto, o exercício do Ministério Presbiteral e de quaisquer ofícios eclesiásticos. No entanto, continua obrigado aos deveres inerentes ao estado clerical, ainda que suspenso do exercício do ministério sagrado.

 

Dada e passada nesta Cúria Diocesana de Mogi das Cruzes, aos dezesseis (16) dias do mês de agosto do ano do Senhor de dois mil e dezesseis.

 

Dom Pedro Luiz Stringhini

Bispo Diocesano

Comunicado - Julho/2016 | 18/07/2016

A pedido de Dom Pedro Luiz Stringhini, bispo diocesano, comunicamos que hoje, dia 18 de julho, ele parte em viagem para Cracóvia, na Polônia, para participar da Jornada Mundial da Juventude, passando antes pela Itália, retornando a Mogi das Cruzes no dia 04 de agosto.  

Reafirmamos a todos que, durante sua ausência, quem responde pela Diocese é o vigário geral Revmo. Pe. Antônio Robson Gonçalves, MSJ.

 

Pe. João Batista Ramos Motta, Chanceler do Bispado

Comunicado - Junho/2016 | 21/06/2016

O Revdo. Pe. João Batista Ramos Motta, Chanceler do Bispado, informa que:

 

- no dia 24 de junho, às 19h30, missa de Criação da Quase-paróquia Nossa Senhora da Piedade, no bairro Mogi Moderno (Vila Norma), em Mogi das Cruzes, e apresentação do Pe. Sergio Luiz da Rocha Silva, como Administrador da Quase-paróquia.

 

- no dia 29 de junho, às 20h, missa de elevação ao título de Paróquia a Área Pastoral São Paulo Apostolo, no bairro da Vila São Paulo, em Ferraz de Vasconcelos.   

Comunicado - Junho/2016 | 16/06/2016

A pedido do Pe. Francisco Deragil de Souza, Representante dos Presbíteros, informamos que a Manhã de Espiritualidade do Clero foi transferida para o dia 11 de agosto de 2016, quinta-feira, permanecendo a missa, às 9h, celebrada por Dom Pedro Luiz Stringhini, e transmitida pela TV Aparecida, também houve mudança no local da palestra e do almoço que será na Pousada Bom Jesus. Em virtude das atividades simultanêas da Jornada Mundial da Juventude, o Hotel Rainha está lotado. Solicitamos gentilmente que todos os padres altere a data no seu calendário de atividades, para que todos possam participar bem, estamos avisando com 50 dias de antecedência.

 

A pedido do Pe. Reginaldo Martins da Silva, Coordenador Diocesano de Pastoral, solicitamos que as paróquias informem a quantidade de pessoas e ônibus que irão para a Romaria Diocesana no dia 26/06/2016, em Aparecida. Também, a confirmação da presença dos sacerdotes que participarão da missa, às 08h em Aparecida, que será transmitida pela TV Aparecida/TV Cultura. As informações são essenciais para o Santuário Nacional Nossa Senhora Aparecida. As informações devem ser enviadas via-email: curiadiocesanamogi@uol.com.br, até o dia 20 de junho de 2016.

 

Comunicado - Maio/2016 | 24/05/2016

O Revdo. Pe. João Batista Ramos Motta, Chanceler do Bispado, informa que no dia 30 de maio, às 19h30, missa de posse do Pe. Leandro Machado Silvestre, como Administrador Paroquial, sem prejuízo da sua provisão anterior de Pároco e a apresentação do Pe. Müller Aparecido do Prado, como Vigário Paroquial na Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Itaquaquecetuba.

 

Comunicado - Maio/2016 | 20/05/2016

O Revdo. Pe. João Batista Ramos Motta, Chanceler do Bispado, informa que no dia 19 de maio de 2016, o Revdo. Pe. Reginaldo Martins da Silva, foi nomeado Coordenador Diocesano de Pastoral, sem prejuizo de seu ofício de Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Poá.

Comunicado - Maio/2016 | 18/05/2016

O Revdo. Pe. João Batista Ramos Motta, Chanceler do Bispado, informa:

 

- O Revdo. Pe. Sergio de Miranda de Campos foi nomeado Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, no Jardim Colorado, em Suzano, sua posse será no dia 21/05/2016, às 19h30, na Igreja Matriz.

 

- O Revdo. Pe. Alberto Gomes da Silva foi nomeado Pároco da Paróquia Santa Cruz - Capela do Ribierão, no distrito de Taiaçupeba, em Mogi das Cruzes, sua posse será no dia 23/05/2016, às 20h, na Igreja Matriz.

 

- O Revdo. Pe. Claudio Taciano da Silva Querino foi nomeado Pároco da Paróquia São Sebastião, centro, em Suzano, sua posse será no dia 24/05/2016, às 19h, na Igreja Matriz.

 

- O Revdo. Pe. Claudio Antonio Delfino foi nomeado Pároco da Paróquia Sant'Anna - Catedral Diocesana, em Mogi das Cruzes, sua posse será no dia 25/05/2016, às 19h30, na Igreja Matriz.

 

- O Revdo. Pe. Ezio Bellini foi nomeado Vigário Paroquial da Catedral Diocesana - Sant'Anna, em Mogi das Cruzes, sua posse será no dia 25/05/2016, às 19h30, na Igreja Matriz.

 

- O Revdo. Pe. Ademir Andrade de Sá foi nomeado Pároco da Paróquia Bom Pastor, no bairro da Cidade Edson, em Suzano, sua posse será no dia 27/05/2016, às 19h30, na Igreja Matriz.

 

Aproveitando a oportunidade, informamos que a Cúria Diocesana estará fechada no período do Feriado de Corpus Christi, de 26 a 29 de maio de 2016. Retornando suas atividades na segunda-feira dia 30/05/2016.

Carta circular - Abril/2016 | 11/04/2016

Aos Padres, Diáconos, Religiosos e Religiosas, Seminaristas, Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão, Agentes de Pastorais, Movimentos e Associações e aos demais Fiéis Católicos nesta Diocese de Mogi das Cruzes. 

 

CARTA CIRCULAR A RESPEITO DO VIRUS A/H1N1

 

S. E. R. Dom Pedro Luiz Stringhini, nosso Bispo Diocesano, atento às notícias veiculadas na imprensa e sabedor de que em nossa região há notificações por parte das autoridades sanitárias da ocorrência de suspeitas e mesmo de alguns casos confirmados de pessoas infectadas pelo vírus influenza A/H1N1, encarregou-me de em seu nome, redigir a presente circular no intuito de orientar nossos fiéis para que tomem todas as cautelas necessárias para que se contenha a proliferação do vírus e minimizar os riscos de contágio.

 

Desta forma, recordo a todos, que prevalecem aquelas recomendações das autoridades sanitárias, válidas para quaisquer circunstâncias em que há risco de contágio de doenças, ou seja: evitar o contato direto, ou seja, sem a devida proteção, com as pessoas que estejam infectadas, lavar bem as mãos depois do contato físico e evitar aglomerações em locais com pouca ventilação.

 

Evitando o alarmismo e o pânico, o senhor Bispo Diocesano ACONSELHA que na medida do possível se adotem medidas preventivas, tais como: evitar, sempre que possível, o abraço da Paz nas celebrações eucarísticas; evitar o gesto de rezar o Pai Nosso e outras orações de mãos dadas e que os fiéis sejam orientados a receber a comunhão eucarística somente sob a forma do Pão e apenas nas mãos. 

 

Estas recomendações ou atitudes são aconselhadas pelo Sr. Bispo e não significam uma determinação normativa, sendo assim, não estão supressas as determinações e rubricas dos livros litúrgicos que garantem o direito dos fiéis de receberem a comunhão na boca, se assim o desejarem.  (“... todo fiel tem sempre direito de escolher se deseja receber a sagrada comunhão na boca ou na mão” – Instrução Redemptoris Sacramentum, número 92).

 

Saudações de paz no Cristo Senhor, no desejo de que todos possam haurir de frutuosas e abençoadas celebrações neste jubiloso tempo pascal. Que o Senhor nos conceda a todos a graça de sua bênção, com muita saúde e alegria.

 

Do irmão em Cristo,

 

 

Pe. Antônio Robson Gonçalves

Vigário Geral

Mogi das Cruzes, 11 de abril de 2016. 

<< | < | 2 | 3 | 4 | > | >>