Home

Diocese | Governo

Comunicado - Agosto/2016 | 22/08/2016

O Revdo. Pe. João Batista Ramos Motta, Chanceler do Bispado, informa que:

 

- O Revdo. Pe. Luciano da Silva Vieira a partir de hoje (22/08/2016) foi nomeado como Administrador da Quase-Paróquia Nossa Senhora da Piedade, no Mogi Moderno, em Mogi das Cruzes.

 

- No dia 29 de agosto de 2016, às 19h30, apresentação do Revdo. Pe. Ubirajara Gonçalves, como Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, Marengo, Itaquaquecetuba.

 

- A partir do dia 1º de setembro de 2016, o Revdo. Diácono Marcos dos Santos é o novo Responsável pela Paróquia São Judas Tadeu, Conj. Habitacional Santo Angelo, em Mogi das Cruzes.

 

- Hoje (22/08/2016), o Revdo. Pe. Thiago Cosmo da Silva, Reitor do Seminário Menor São João XXIII, viaja para estudos de Licença (Mestrado) em Filosofia em Roma, na Itália, na Pontifícia Universidade Gregoriana. A partir de agora o responsável pelo Seminário Menor é o Revdo. Pe. Antonio Parula.

 

- No dia 28 de agosto de 2016, o Revdo. Pe. Arthur Correa Silva, Vigário Paroquial da Paróquia Sant'Ana - Catedral Diocesana, viaja para estudos de Mestrado em Madri, na Espanha, na Universidade São Damaso. O Revdo. Pe. Diogo Shishito dos Santos foi nomeado Vigário Paroquial da Paróquia Sant'Ana - Catedral Diocesana.

 

- Aproveitando a oportunidade, informamos que no dia 1º de setembro de 2016, não tem adentimento na Cúria Diocesana, em virtude do Feriado Municipal do aniversário de Mogi das Cruzes. E no dia 07 de setembro de 2016, Feriado Nacional da Independência do Brasil.

Provisão de nomeação de administrador paroquial | 17/08/2016

Por mercê de Deus e da Santa Sé Apostólica, Dom Pedro Luiz Stringhini, Bispo Diocesano, no ano Santo da Misericórdia, aos que este Decreto virem, saudação, paz e bênção do Senhor!

 

FAZEMOS SABER QUE, tendo em vista o bem espiritual dos fiéis e devendo prover o governo da Paróquia Santa Cruz, no bairro da Ponte Grande, em Mogi das Cruzes, havemos por bem nomear, à norma dos cânones 539-540 do Código de Direito Canônico, para o cargo de Administrador Paroquial da referida paróquia, o Revdo. Pe. João Paulo da Silva, com todas as faculdades e obrigações inerentes ao ofício, sem prejuízo da nomeação do Ofício Eclesiástico de Reitor do Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus.

 

Esta nomeação terá validade a partir de sua publicação na data de hoje, 17 de agosto de 2016, até que de nossa parte não mandemos em contrário.

 

Dada e passada na Chancelaria da Cúria Diocesana, aos dezessete dias do mês de abril do ano do Senhor de dois mil e dezesseis, Quarta-feira da Vigésima Semana do Tempo Comum.

 

 

Dom Pedro Luiz Stringhini

Bispo Diocesano

Decreto de suspensão do uso de ordens | 17/08/2016

Dom Pedro Luiz Stringhini, por mercê de Deus e da Santa Sé Apostólica Bispo Diocesano de Mogi das Cruzes, no Ano Santo da Misericórdia, aos que este decreto virem saudação, paz, e bênção do Senhor!

 

Considerando o que é determinado pela legislação eclesiástica no Código de Direito Canônico, especialmente  nos cânones 285 e 287 § 2, bem como as notas explicativas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil que entre outras coisas deixa claro que os clérigos devem se abster de tudo aquilo que é inconveniente ao próprio estado, que os clérigos são proibidos de assumir cargos públicos que implicam participação no exercício do poder civil e ainda que os clérigos não tenham parte ativa nos partidos políticos e na direção de associações sindicais, a não ser com a licença da autoridade eclesiástica competente;

 

Considerando que o Bispo Diocesano exortara oportunamente aos sacerdotes que tal decisão implica na imposição da pena canônica de suspensão do exercício do ministério presbiteral;

 

Considerando que a partir do dia 15 de agosto do corrente ano oficializou-se a sua candidatura a cargo de Vereador, no município de Mogi das Cruzes;

 

Por este Decreto, depois de ouvido o parecer do Conselho de Presbíteros e do Colégio de Consultores decidiu Suspender, como de fato Decreta a Suspensão “ad divinis” do uso de ordens do Revdo. Padre Dimas de Paula Inácio, à norma do cânon 1333 § 1.

 

O referido sacerdote fica privado do uso de ordens, proibido de celebrar qualquer sacramento ou sacramental e impedido de celebrar ou concelebrar o Sacramento da Eucaristia, a não ser o que lhe faculta o cânon 976.

 

Ser-lhe à vedado, portanto, o exercício do Ministério Presbiteral e de quaisquer ofícios eclesiásticos. No entanto, continua obrigado aos deveres inerentes ao estado clerical, ainda que suspenso do exercício do ministério sagrado.

 

Dada e passada nesta Cúria Diocesana de Mogi das Cruzes, aos dezessete dias do mês de agosto do ano do Senhor de dois mil e dezesseis.

 

 

Dom Pedro Luiz Stringhini

Bispo Diocesano

Decreto de suspensão do uso de ordens | 16/08/2016

Dom Pedro Luiz Stringhini, por mercê de Deus e da Santa Sé Apostólica Bispo Diocesano de Mogi das Cruzes, no Ano Santo da Misericórdia, aos que este decreto virem saudação, paz, e bênção do Senhor!

 

Considerando o que é determinado pela legislação eclesiástica no Código de Direito Canônico, especialmente  nos cânones 285 e 287 § 2, bem como as notas explicativas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil que entre outras coisas deixa claro que os clérigos devem se abster de tudo aquilo que é inconveniente ao próprio estado, que os clérigos são proibidos de assumir cargos públicos que implicam participação no exercício do poder civil e ainda que os clérigos não tenham parte ativa nos partidos políticos e na direção de associações sindicais, a não ser com a licença da autoridade eclesiástica competente;

 

Considerando que o Bispo Diocesano exortara oportunamente aos sacerdotes que tal decisão implicaria na imposição da pena canônica de suspensão do exercício do ministério presbiteral;

 

Considerando que a partir do dia 15 de agosto do corrente ano oficializou-se a sua candidatura a cargo de Vice-Prefeito, no município de Itaquaquecetuba;

 

Por este Decreto, depois de ouvido o parecer do Conselho de Presbíteros e do Colégio de Consultores decidiu Suspender, como de fato Decreta a Suspensão “ad divinis” do uso de ordens do Revdo. Padre Alexandre de Miranda, à norma do cânon 1333 § 1.

 

O referido sacerdote fica privado do uso de ordens, proibido de celebrar qualquer sacramento ou sacramental e impedido de celebrar ou concelebrar o Sacramento da Eucaristia, a não ser o que lhe faculta o cânon 976.

 

Ser-lhe à vedado, portanto, o exercício do Ministério Presbiteral e de quaisquer ofícios eclesiásticos. No entanto, continua obrigado aos deveres inerentes ao estado clerical, ainda que suspenso do exercício do ministério sagrado.

 

Dada e passada nesta Cúria Diocesana de Mogi das Cruzes, aos dezesseis (16) dias do mês de agosto do ano do Senhor de dois mil e dezesseis.

 

Dom Pedro Luiz Stringhini

Bispo Diocesano

Comunicado - Julho/2016 | 18/07/2016

A pedido de Dom Pedro Luiz Stringhini, bispo diocesano, comunicamos que hoje, dia 18 de julho, ele parte em viagem para Cracóvia, na Polônia, para participar da Jornada Mundial da Juventude, passando antes pela Itália, retornando a Mogi das Cruzes no dia 04 de agosto.  

Reafirmamos a todos que, durante sua ausência, quem responde pela Diocese é o vigário geral Revmo. Pe. Antônio Robson Gonçalves, MSJ.

 

Pe. João Batista Ramos Motta, Chanceler do Bispado

Comunicado - Junho/2016 | 21/06/2016

O Revdo. Pe. João Batista Ramos Motta, Chanceler do Bispado, informa que:

 

- no dia 24 de junho, às 19h30, missa de Criação da Quase-paróquia Nossa Senhora da Piedade, no bairro Mogi Moderno (Vila Norma), em Mogi das Cruzes, e apresentação do Pe. Sergio Luiz da Rocha Silva, como Administrador da Quase-paróquia.

 

- no dia 29 de junho, às 20h, missa de elevação ao título de Paróquia a Área Pastoral São Paulo Apostolo, no bairro da Vila São Paulo, em Ferraz de Vasconcelos.   

Comunicado - Junho/2016 | 16/06/2016

A pedido do Pe. Francisco Deragil de Souza, Representante dos Presbíteros, informamos que a Manhã de Espiritualidade do Clero foi transferida para o dia 11 de agosto de 2016, quinta-feira, permanecendo a missa, às 9h, celebrada por Dom Pedro Luiz Stringhini, e transmitida pela TV Aparecida, também houve mudança no local da palestra e do almoço que será na Pousada Bom Jesus. Em virtude das atividades simultanêas da Jornada Mundial da Juventude, o Hotel Rainha está lotado. Solicitamos gentilmente que todos os padres altere a data no seu calendário de atividades, para que todos possam participar bem, estamos avisando com 50 dias de antecedência.

 

A pedido do Pe. Reginaldo Martins da Silva, Coordenador Diocesano de Pastoral, solicitamos que as paróquias informem a quantidade de pessoas e ônibus que irão para a Romaria Diocesana no dia 26/06/2016, em Aparecida. Também, a confirmação da presença dos sacerdotes que participarão da missa, às 08h em Aparecida, que será transmitida pela TV Aparecida/TV Cultura. As informações são essenciais para o Santuário Nacional Nossa Senhora Aparecida. As informações devem ser enviadas via-email: curiadiocesanamogi@uol.com.br, até o dia 20 de junho de 2016.

 

Comunicado - Maio/2016 | 24/05/2016

O Revdo. Pe. João Batista Ramos Motta, Chanceler do Bispado, informa que no dia 30 de maio, às 19h30, missa de posse do Pe. Leandro Machado Silvestre, como Administrador Paroquial, sem prejuízo da sua provisão anterior de Pároco e a apresentação do Pe. Müller Aparecido do Prado, como Vigário Paroquial na Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Itaquaquecetuba.

 

<< | < | 2 | 3 | 4 | > | >>